O 19º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), que teve como tema "Redes, Margens e Rios”, aconteceu de 23 e 27 de junho em Manaus. Trata-se do mais destacado evento da área de Literatura no Brasil, ocorrendo a cada dois anos sempre em locais diferentes. Depois de passar, nos últimos anos, por Brasília, Porto Alegre e Salvador, esse ano o evento foi realizado pela da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). O campus da Ufam, sediado em uma reserva da floresta amazônica, recebeu a programação, constituída de conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos e minicursos, reunindo pesquisadores, professores e alunos de diferentes universidades brasileiras.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Vários temas relevantes dos estudos literários foram tratados nas diferentes atividades: a ecocrítica, a crítica decolonial, os estudos de gêneros, as literaturas indígenas, os estudos interartes, os reflexos da ditadura e do trauma na literatura brasileira contemporânea e os desafios climáticos e ambientais na literatura distópica, entre outros.
A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) esteve representada no importante congresso com docentes, discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), área de concentração em História da Literatura. Apresentaram comunicações os professores do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG Luciana Paiva Coronel, Marina Pereira Penteada e Mauro Nicola Póvoas, e as doutorandas Larissa Migliavacca Pacheco, Lorena Luana Dias da Silva e Raquel Souza de Oliveira. Por outro lado, vários professores de diferentes instituições nacionais de ensino, egressos do PPGL/FURG, se fizeram presentes no evento: Natália Serpa (IFMA), Dênis Moura de Quadros (Unipampa), Giliard Ávila Barbosa (IFSul), Luciane Salorte (UFAM) e Rossana Dutra Tasso (IFRS).