O 19º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), que teve como tema "Redes, Margens e Rios”, aconteceu de 23 e 27 de junho em Manaus. Trata-se do mais destacado evento da área de Literatura no Brasil, ocorrendo a cada dois anos sempre em locais diferentes. Depois de passar, nos últimos anos, por Brasília, Porto Alegre e Salvador, esse ano o evento foi realizado pela da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). O campus da Ufam, sediado em uma reserva da floresta amazônica, recebeu a programação, constituída de conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos e minicursos, reunindo pesquisadores, professores e alunos de diferentes universidades brasileiras.
Pesquisa da FURG sobre fitorremediação é apresentada em evento internacional sobre aceleradores de partículas no Canadá
Aniversário da FURG é celebrado no campus de Santo Antônio da Patrulha
e-COO lança pesquisa sobre a experiência dos usuários da plataforma
Vários temas relevantes dos estudos literários foram tratados nas diferentes atividades: a ecocrítica, a crítica decolonial, os estudos de gêneros, as literaturas indígenas, os estudos interartes, os reflexos da ditadura e do trauma na literatura brasileira contemporânea e os desafios climáticos e ambientais na literatura distópica, entre outros.
A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) esteve representada no importante congresso com docentes, discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), área de concentração em História da Literatura. Apresentaram comunicações os professores do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG Luciana Paiva Coronel, Marina Pereira Penteada e Mauro Nicola Póvoas, e as doutorandas Larissa Migliavacca Pacheco, Lorena Luana Dias da Silva e Raquel Souza de Oliveira. Por outro lado, vários professores de diferentes instituições nacionais de ensino, egressos do PPGL/FURG, se fizeram presentes no evento: Natália Serpa (IFMA), Dênis Moura de Quadros (Unipampa), Giliard Ávila Barbosa (IFSul), Luciane Salorte (UFAM) e Rossana Dutra Tasso (IFRS).