TECNOLOGIA

UP Digital 2020: Cerimônia de abertura destaca compromisso com empreendedores locais

Evento “Unindo Perspectivas” recebe sua segunda edição e aborda temas como transformação digital e soft skills

Realizado pela FURG em parceria com a Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, Sebrae e Educação Empreendedora, o evento Unindo Perspectivas (UP) recebe a sua segunda edição neste ano de 2020, em formato digital. A iniciativa representa um momento de reflexão e desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para a aplicação no mercado empreendedor, abordando temas como soft skills, transformação digital, diversidade e tecnologia. Durante a cerimônia de abertura, que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 16, ressaltou-se o seu compromisso com o fomento do empresariado local por meio da disseminação de conhecimento qualificado.

Notícias Relacionadas

Durante sua fala, a reitora da universidade, Cleuza Dias, destacou sua felicidade em poder participar da cerimônia: “tive a oportunidade de fazer a abertura do UP 2019 e estou tendo a oportunidade de participar desta segunda edição, o UP digital 2020. É uma honra pra mim enquanto reitora ver a FURG contribuindo em ações de desenvolvimento para a nossa região”, aponta a gestora.

Ildamara Silveira, representando o eixo da governança empresarial por meio do Educação Empreendedora, ressaltou em sua fala a proposta da segunda edição do UP: o repensar. “Este ano o UP aborda o ‘repensar’ do profissional do futuro, fazendo ele se conectar com o mundo digital por meio do desenvolvimento das habilidades interpessoais e competências para atuação no presente”, apontou.

Carlinhos Zannetti, representando a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), destacou a importância em incentivar o comércio local. “O comércio local gera consumo, renda, emprego, investimento, desenvolvimento e, com isso, volta a gerar consumo”, explica. Para o gestor, o varejo é um dos setores comerciais que sente a transformação digital, lentamente, mudando o panorama tanto do lojista quanto do consumidor, tornando os espaços físicos, espaços digitais. “É preciso se adaptar, é preciso incentivar esse desenvolvimento. O CDL apoia este evento e junta forças com a FURG para impulsionar o empreendedorismo na nossa região”, conclui.

Outras autoridades presentes na mesa de abertura do evento foram o secretário Cláudio Dutra, da Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda; o presidente da Câmara de Comércio da cidade do Rio Grande, Paulo Bertinetti; e o gerente regional do Sebrae - RS, Ciro Vives.

Após o encerramento da cerimônia, foi dado início ao primeiro evento do UP Digital 2020: a palestra “Habilidades do Profissional do Futuro”, com o ministrante Maurício Benvenutti.

Programação

Diferente da primeira edição, o UP Digital 2020 conta com mais dias de evento e mais atrações. A grade de programação conta com quatro palestras, três workshops e um painel. Para a primeira categoria, foram convidados os palestrantes Eduardo Cheffe - mentor, palestrante, facilitador e coordenador de grupos; Enor Tonolli – coordenador executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul (Tecnoucs); Lisiane Lemos – executiva da Google e eleita pela Forbes uma das jovens mais influentes abaixo dos 30 anos; e Maurício Benvenutti – escritor, mentor de grandes empresas e empreendedor brasileiro. As palestras ocorrem nos dias 16, 17, 19 e 20 de novembro, às 20h30.

Para os workshops, foram convidados Sabrina Thomazi – jornalista e empreendedora; Melissa Lesnovski – diretora de inovação da agência digital Aldeia; Gustavo Borba – autor do livro A Escola do Futuro e diretor da unidade de graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); e Eduardo Zanini – pesquisador e especialista em liderança e soft skills. Os encontros acontecem nos dias 18 e 20 de novembro, às 14h e às 16h.

Durante a programação do evento, será realizado, ainda, um Painel da Feira de Inovação Industrial, concomitante à realização do Mercopar, que ocorre de 17 a 19 de novembro. Na oportunidade, a programação em conjunto com o UP acontecerá na quinta-feira, 18, às 20h.