No sábado, 30, o Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (Paene) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) promoveu uma reunião-almoço no Galpão Crioulo do Campus Carreiros com bolsistas e estudantes acompanhados. O sábado de formação contou com dinâmicas e trocas de experiências e vivências.
Geducação realiza leitura de obra sobre privatização na educação
Ouvidoria da FURG palestra no 2º Fórum Regional de Ouvidorias
Editora da FURG participa da 3ª Reunião Ordinária da ABEU Regional Sul
Maurício Sagaz, estudante de Toxicologia Ambiental atendido pelo programa, falou sobre o momento. “Foi para nos conhecermos melhor, estava bem divertido. Fomos na sala de jogos e usamos todos os espaços”, conta. Ainda segundo Maurício, os bolsistas ajudam na organização do material.
Sobre o Paene
Criado em 2009, o Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (Paene) tem o objetivo de tornar a universidade acessível. A FURG recebe em média, por ano, 30 estudantes com deficiência que ingressam pelas cotas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Cada estudante tem o auxílio de um bolsista conforme a necessidade. Selecionados através de editais específicos divulgados no início de cada ano letivo, os bolsistas do Paene podem atuar dentro e fora da sala de aula. De acordo com Leticia Burlamaqui, técnica em Assuntos Educacionais da Prae, e com Joice Maurell, coordenadora de Apoio e Acompanhamento Pedagógico ao Estudante, atualmente o programa conta com 43 bolsistas.