Artes

Estudantes dos cursos de Artes Visuais da FURG participam do movimento Creative Reactions

Atividade acontece pela primeira vez no Brasil

O Brasil recebe pela primeira vez o Creative Reactions, um festival promovido pelo Pint of Science no mundo todo, em que são apresentadas obras de arte criadas em conjunto com cientistas e está acontecendo nos dias 22 e 23 de novembro. No país, 23 cidades participam.

Notícias Relacionadas
As obras serão exibidas em uma grande mostra online no site e no perfil do Pint of Science Brasil no Instagram. Cada obra terá a descrição, com os nomes dos artistas e cientistas, a equipe organizadora e a cidade. Os trabalhos tratam temas como: átomos e galáxias, mentes maravilhosas, civilização e sociedade, corpo e saúde, planeta Terra e inovação e tecnologia.

Participam do evento os estudantes de artes visuais bacharelado e licenciatura Juliana Farias, Bruno Carneiro e Robson Gonçalves, sob orientação e curadoria das professoras Viviani Kwecko e Rita Rache, do Instituto de Letras e Artes (ILA).

As produções artísticas são resultado do módulo Organização Sistêmica da Prática Docente e Criação Estética, ofertado no primeiro semestre de 2021, no âmbito do Projeto Pedagógico Emergencial para os cursos de Artes Visuais.

O convite partiu do professor Luciano Ribeiro, do Centro de Ciências Computacionais (C3), organizador do Pint of Science Brasil em Rio Grande.

O movimento Creative Reactions surgiu em 2015, em Cambridge, no Reino Unido. De lá pra cá, foram produzidos alguns trabalhos verdadeiramente inovadores, revelando a beleza da pesquisa científica pela ótica das mentes visionárias dos artistas.

*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal