Saberes compartilhados

Encontro de Extensão Universitária: espaço de divulgação e troca de experiências

Comunidade acadêmica se reúne para comunicar e debater a produção extensionista na universidade

Foto: Fernando Halal/Secom

Na última terça-feira, 27, aconteceu o Encontro de Extensão Universitária da FURG “A produção de conhecimentos a partir da prática extensionista”, promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e a Diretoria de Extensão (Diex) no Cidec-Sul. O evento fez parte da agenda de comemorações dos 50 anos da FURG e teve como principal objetivo promover a articulação, a divulgação e a troca de experiências entre os extensionistas da universidade e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). 

Notícias Relacionadas

A atividade, que congrega servidores, estudantes e coordenadores de projetos – técnicos e docentes -, surgiu da necessidade de divulgar e comunicar o que está sendo produzido na universidade. A mesa de abertura titulada “A Creditação em Extensão Universitária” contou com a presença do Vice-reitor, Danilo Giroldo, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, o pró-reitor de Graduação, Renato Duro Dias, a diretora de Extensão, Carla Amorim Neves e o coordenador de Programas e Projetos de Extensão, Otávio Pontes Corrêa. 

O pró-reitor Daniel ressaltou a necessidade de a extensão ser entendida pelos cursos e pelas universidades como um componente curricular, para além das aulas normais, para também ser creditada na formação do aluno. “Gosto de chamar o que está acontecendo aqui de ‘cardápio de aprendizagens’, um termo que vem da educação popular, aonde os alunos, técnicos e professores se veem e fortalecem a extensão universitária” observou Daniel.

O vice-reitor da FURG deu as boas vindas aos presentes e, diante da conjuntura política atual, afirmou que as ações e movimentos de pesquisa, ensino, inovação, tecnologia e extensão são a força de defesa da universidade. Giroldo destacou ainda que a extensão é um processo de aprender com o outro, e que ter um dia inteiro dedicado a essa interação é muito importante e demonstra papel da FURG na sociedade.

O Encontro começou às 8h e terminou às 20h. Durante o dia inteiro, os extensionistas participaram de salas interdisciplinares e multiprofissionais. Carla Amorim ressaltou a importância da conexão entre ensino, pesquisa e extensão. “Os projetos de extensão partem do pressuposto de que é necessário pensar o fazer extensionista, pensar as metodologias, desenvolvê-las por meio da pesquisa, do ensino e da extensão socialmente referenciada, vinculada diretamente às demandas da sociedade e trazer de volta para dentro da universidade os fazeres que são estabelecidos nessas trocas”.

 

 

 

 

 

Galeria

A imagem mostra o vice-reitor Danilo Giroldo fazendo sua fala

Comunidade acadêmica se reúne para debater e trocar experiências extensionistas

Fernando Halal/Secom