Na última terça-feira, 27, aconteceu o Encontro de Extensão Universitária da FURG “A produção de conhecimentos a partir da prática extensionista”, promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e a Diretoria de Extensão (Diex) no Cidec-Sul. O evento fez parte da agenda de comemorações dos 50 anos da FURG e teve como principal objetivo promover a articulação, a divulgação e a troca de experiências entre os extensionistas da universidade e de outras Instituições de Ensino Superior (IES).
Geducação realiza leitura de obra sobre privatização na educação
Ouvidoria da FURG palestra no 2º Fórum Regional de Ouvidorias
Editora da FURG participa da 3ª Reunião Ordinária da ABEU Regional Sul
A atividade, que congrega servidores, estudantes e coordenadores de projetos – técnicos e docentes -, surgiu da necessidade de divulgar e comunicar o que está sendo produzido na universidade. A mesa de abertura titulada “A Creditação em Extensão Universitária” contou com a presença do Vice-reitor, Danilo Giroldo, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, o pró-reitor de Graduação, Renato Duro Dias, a diretora de Extensão, Carla Amorim Neves e o coordenador de Programas e Projetos de Extensão, Otávio Pontes Corrêa.
O pró-reitor Daniel ressaltou a necessidade de a extensão ser entendida pelos cursos e pelas universidades como um componente curricular, para além das aulas normais, para também ser creditada na formação do aluno. “Gosto de chamar o que está acontecendo aqui de ‘cardápio de aprendizagens’, um termo que vem da educação popular, aonde os alunos, técnicos e professores se veem e fortalecem a extensão universitária” observou Daniel.
O vice-reitor da FURG deu as boas vindas aos presentes e, diante da conjuntura política atual, afirmou que as ações e movimentos de pesquisa, ensino, inovação, tecnologia e extensão são a força de defesa da universidade. Giroldo destacou ainda que a extensão é um processo de aprender com o outro, e que ter um dia inteiro dedicado a essa interação é muito importante e demonstra papel da FURG na sociedade.
O Encontro começou às 8h e terminou às 20h. Durante o dia inteiro, os extensionistas participaram de salas interdisciplinares e multiprofissionais. Carla Amorim ressaltou a importância da conexão entre ensino, pesquisa e extensão. “Os projetos de extensão partem do pressuposto de que é necessário pensar o fazer extensionista, pensar as metodologias, desenvolvê-las por meio da pesquisa, do ensino e da extensão socialmente referenciada, vinculada diretamente às demandas da sociedade e trazer de volta para dentro da universidade os fazeres que são estabelecidos nessas trocas”.