Extensão

Educação patrimonial voltada ao ensino científico é tema de curso online

Segunda edição do evento terá carga horária de 20 horas

O Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas (Muvie) da FURG promove a 2ª edição do curso de Ferramentas de Ensino sobre Patrimônios das Ciências e Tecnologias. A atividade é desenvolvida online, com o objetivo de continuar promovendo atividades educacionais. As inscrições podem ser realizadas até 14 de  julho, via Sistema de Inscrições.

Notícias Relacionadas
O público-alvo do curso são graduandos em licenciatura e licenciados. A carga horária de 20 horas será dividida entre duas aulas ao vivo e quatro aulas gravadas. Além disso, a formação oferece certificado. Segundo os organizadores, o objetivo é contribuir para a educação científica, interdisciplinar e a popularização da ciência. “O curso tem como prerrogativa apresentar a ciência como um patrimônio e como isso pode ser abordado pelas diferentes licenciaturas”, explica a professora Carla Gonçalves.

O Muvie surgiu em 2009, como um espaço reservado aos equipamentos antigos dos cursos da área da saúde e biologia. “É importante não olhar apenas para o objeto, mas para como as aulas práticas de ciências fisiológicas se modificaram”, elucida Carla. A professora ressalta a importância dos cursos de extensão e os diferentes olhares sobre um tema. “As trocas são riquíssimas. Conversar sobre o patrimônio e como o contexto de cada curso influencia a visão individual é surpreendente”, completa.

Durante a primeira edição do curso, surgiu a ideia de criar um livro sobre educação patrimonial, no qual os participantes são convidados a apresentar diferentes visões sobre o tema. Com o objetivo de facilitar a participação dos interessados, o curso terá apenas dois encontros síncronos. A expectativa da organização é preencher 80 vagas. Para acessar o acervo do Museu Virtual de Ciências Fisiológicas, clique aqui.

*Estagiário de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal