Na próxima quarta-feira, 21, a Área de Sociologia da FURG promove o webinário “Educação e democracia: um debate sobre o capitalismo de vigilância”. Com o objetivo de dialogar sobre a presença das mídias digitais em nosso cotidiano, o convidado é o professor Sergio Amadeu da Silveira (UFABC), autor dos livros Tudo sobre tod@s: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais; Exclusão Digital: a miséria na era da informação; Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento; entre outros. Silveira também produz o podcast Tecnopolítica, em que debate temas relacionados às implicações do uso das tecnologias. A atividade é aberta à comunidade, e será transmitida no canal da Área de Sociologia da FURG no Youtube.
Seminário debaterá carreira docente e financiamento da educação superior, técnica e tecnológica
Imef marca presença na Expedição Tartarugas Cariocas 2024
Segunda edição do projeto “Cirandas Formativas com as Licenciaturas” inicia nesta quarta-feira, 4
O webinário também contemplará a discussão sobre capitalismo de vigilância, com a discussão de temas como a venda de dados e modulação que as tecnologias fazem dos usos das pessoas das redes sociais. Outra questão que deve estar presente é o colonialismo digital: “como estamos, em todo o mundo, de certa forma reféns, dessas poucas corporações que têm o domínio do nosso tráfego na rede e também das nossas informações”, explica Facioli.
A atividade é o segundo webinário promovido pela Área de Sociologia na FURG, que planeja ainda outras atividades sobre temas contemporâneos.
Sobre o palestrante
Sérgio Amadeu da Silveira é graduado em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber).
O pesquisador já integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005 e 2017-2020) e presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). Silveira pesquisa as implicações tecnopolíticas dos sistemas algoritmos; Inteligência Artificial e ativismo; as relações entre comunicação e tecnologia; sociedades de controle e privacidade; práticas colaborativas na Internet.