Acontece amanhã, 7, a partir das 10h30, a 5ª edição do Dia da Berga, evento realizado pela Coordenação do Bem-Viver Universitário (CBVU) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da FURG. O evento tem como objetivo reunir a comunidade acadêmica em um momento de confraternização, oportunidade essa que, originalmente, serviria para mostrar aos estudantes de fora do Estado a cultura de “lagartear” ao sol, degustando uma “berga” na companhia de um chimarrão.
Geducação realiza leitura de obra sobre privatização na educação
Ouvidoria da FURG palestra no 2º Fórum Regional de Ouvidorias
Editora da FURG participa da 3ª Reunião Ordinária da ABEU Regional Sul
De acordo com a coordenadora da CBVU, Ingrid Donald, a organização do evento espera receber, em média, mil alunos, ao passo que conta com um estoque de mais de mil bergamotas que serão distribuídas entre os participantes juntamente com a disponibilização de água quente e erva-mate. Ainda segundo Ingrid, a iniciativa surgiu com o objetivo de apresentar a cultura de “lagartear” aos estudantes vindos de outras regiões do país - mas atualmente, o evento ganhou outro caráter, passando a ser, inclusive, uma oportunidade de realizar ações voltadas para a saúde mental.
Iniciado em 2015, a iniciativa é muito mais do que um evento para promover a integração da comunidade acadêmica, é um ponto de encontro para divulgar atividades dos cursos de graduação, para formar parcerias, estreitar laços, divulgar cultura e, ainda, proporcionar aos estudantes a sensação de pertencimento para com a universidade. Nas palavras de Ingrid, “o Dia da Berga iniciou no Campus Carreiros, mas hoje já integra o calendário dos outros campi da universidade”, explica a coordenadora.
Nesta quinta-feira, 8, o evento continua sua edição noturna, a “Night Berga”, voltada para a comunidade acadêmica dos cursos noturnos da FURG, que ocorrerá no Centro de Convivência a partir das 18h30. E, na sexta, 9, a partir das 13h30 acontece o Dia da Berga no Campus Saúde.