RECONHECIMENTO

Câmara dos vereadores do Rio Grande homenageia vice-reitor com título de cidadão rio-grandino

Cerimônia foi alusiva aos 270 anos da Câmara; a mais antiga do estado

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na noite da última segunda-feira, 6, no Teatro Municipal, foi realizada a cerimônia de entrega do título de cidadão rio-gradino. A distinção, dada a pessoas naturais de outras cidades, mas com comprovados feitos sociais de impacto em Rio Grande, é a mais alta honraria concedida pela Câmara dos Vereadores. Na ocasião, 21 pessoas foram homenageadas; uma delas o vice-reitor da FURG, Renato Duro Dias.

Notícias Relacionadas
Indicado pela vereadora Denise Marques, Renato Duro Dias, nascido em Pelotas, foi um dos coordenadores estaduais do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, realizando o acompanhamento jurídico de inúmeros projetos de lei e matérias legislativas na Câmara de Pelotas. Em 2002 e 2004 atuou no grupo pela expressão das sexualidades, na oportunidade, instituiu a primeira parada livre pela diversidade na cidade de Pelotas.

Na FURG, o professor continuou a defender as mesmas pautas, enquanto, em Rio Grande, construiu sua carreira acadêmica até ocupar o atual cargo de vice-reitor da universidade. Desde então foi coordenador do curso de direito e pró-reitor de graduação. Renato continuou suas lutas no município por meio de diversas ações de ensino e extensão junto à comunidade e escolas da rede pública, além de ter coordenando o Centro de Referência de Direitos Humanos (CRDH FURG), atendendo a comunidade em vulnerabilidade socioeconômica. Durante sua gestão no CRDH articulou ações judiciais com vistas a garantir a retificação do Registro Civil para pessoas trans no foro da comarca de Rio Grande.

“Pra mim foi uma grande surpresa esta honraria. Quando recebi a ligação do gabinete da vereadora, dizendo que meu nome havia sido indicado em função das minhas atividades e todo meu envolvimento com a comunidade rio-grandina, vivi um momento de extrema alegria”, disse o gestor, durante a entrega do título.

Para Renato, o reconhecimento aos profissionais que desenvolvem atividades em caráter extensionista e envolvidos com a pauta dos direitos humanos é extremamente gratificante e importante. “Eu sempre tive um coração rio-grandino, e agora, além do coração, também tenho esse título que me outorga, de fato e de direito, a condição de cidadão deste município. É uma imensa honra e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, pois sabemos que essa distinção é entregue somente as pessoas que contribuíram para a cidade; e eu espero ainda contribuir muito mais”, destacou o vice-reitor.

Ainda segundo Renato, foi por meio da universidade que pode pavimentar o caminho para as suas ações junto à comunidade e que culminaram no recebimento do título, e isso mostra o potencial transformador que a FURG agrega para a cidade. “Agradeço imensamente à FURG, ela é a principal razão pela qual eu vim trabalhar e morar em Rio Grande. E é ela quem me proporcionou todo esse elo e contato com a comunidade, seja ela acadêmica ou social. Isso também demostra, de certa forma, a importância da universidade para o território que ela ocupa”, concluiu.

Durante a cerimônia, outro servidor da FURG também recebeu a honraria; o diretor de extensão, André Lemes, indicado pela suplente de vereadora Adriana Carvalho, por seus serviços prestados a educação no município.

 

Galeria

Vice-reitor recebeu o título de cidadão riograndino na noite da última segunda-feira, 6

Hiago Reisdoerfer/Secom