Encontro

1º Interpet de 2021 promove integração e discute atividades desenvolvidas

Evento online possibilitou o debate entre tutores e petianos

No dia 29 de maio aconteceu o 1º Interpet de 2021, realizado de maneira online, com o tema “Se somos, somos juntos”. O evento reuniu tutores e petianos de todos os Programas de Educação Tutorial (PET) da FURG, com o objetivo de enaltecer a importância da integração e do trabalho colaborativo entre os grupos. Além disso, discussões acerca do impacto do ensino remoto na comunidade acadêmica foram promovidas.

Notícias Relacionadas
O evento, realizado através do canal do YouTube da FURG, foi dividido em dois blocos. O primeiro foi dedicado ao lançamento do livro “Programa de Educação Tutorial: 25 anos de ensino, pesquisa e extensão na FURG”, disponível neste link. O lançamento contou com a participação das professoras Cleuza Dias, Claudete Abreu e Cristina Zardo.

O segundo bloco foi dedicado ao painel “O ensino remoto na formação dos sujeitos”, ministrado pelos professores André Luiz de Freitas, Valmir Heckler e Nisia Krusche. Segundo os organizadores, foi relevante discutir a importância da inteligência emocional para o aproveitamento dos estudos acadêmicos. Além disso, destacam a preocupação com a qualidade do ensino remoto e reforçam um movimento em defesa da vida de toda comunidade acadêmica

O PET

O PET é um Programa do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido por grupos de estudantes, sob tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação e orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, a FURG conta com 12 grupos que integram o Programa de Educação Tutorial em seus diferentes campi, sendo eles:

PET Ciências Computacionais, PET Conexões de Saberes (Santo Antônio da Patrulha), PET Enfermagem, PET Engenharia Civil, PET Engenharia de Alimentos, PET Engenharia Mecânica, PET Engenharia Química, PET Gestão Ambiental (São Lourenço do Sul), PET Psicologia, PET Saberes Estatísticos, PET Saberes Populares, e PET Turismo (Santa Vitória do Palmar).