MÊS DA MULHER

Show Elas no Palco encerrou programação do Março Lilás

Através da música e da dança protagonismo feminino foi defendido no Teatro Municipal

Foto: Paula Liaroma

Na noite de domingo, 31, no Teatro Municipal, nove mulheres entraram em cena para expressar e defender o protagonismo feminino, no show Elas no Palco. A proposta do espetáculo surgiu em 2018, através da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) da FURG, e a primeira edição foi realizada no Cidec-Sul. Porém, passado um ano, o show ganhou outras dimensões. Segundo a diretora da DAC, Débora Amaral, a ideia de realizar o evento fora do espaço universitário surgiu para reafirmar a importância da extensão universitária e da FURG ocupar outros espaços da cidade e, assim, realizar uma troca com a comunidade riograndina.

Notícias Relacionadas

O show deste ano foi realizado pela DAC, Secretaria de Município da Cultura, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e sindicatos Aprofurg, Aptafurg, Sinterg e Cpers. Deka Santorum, uma das artistas que se apresentaram, disse que sem o apoio de todas essas entidades e instituições, não teria sido possível fazer o evento.

A noite de domingo serviu para mostrar e reafirmar a importância da ocupação das mulheres nos mais diferentes espaços e também para expressar o trabalho através da arte de cada uma que subiu ao palco do teatro. Deka Santorum apresentou suas referências da MPB, rock, música latina e jazz; Ariel Lexistão exaltou as culturas do hip-hop e afrobrasileira; a cantora Gil com repertório MPB e samba; Paola Kirst experimentou o uso do corpo e da voz como instrumento da expressão poética; Luciana Lima levou aos presentes composições próprias; Marcela Ritcher fez a leitura de poemas que abordam memórias de luta e vida das mulheres trabalhadoras do Rio Grande e Raquel Laurino, junto com Cauana Duarte e Luciane Perez, apresentou a arte da dança. A noite teve ainda a participação do Kiai Grupo.

Música como essência

Radialista, psicóloga, cantora, mulher e mãe. Assim se compõe a essência de Andréa Santorum. Deka, como é mais conhecida, é há 15 anos radialista, mas também é psicóloga e apaixonada por música desde a infância.

Se no rádio Deka encontrou seu espaço para expressar opiniões e levar informação aos ouvintes da FURG FM, apresentando o programa Paralelo 30, nos palcos a artista também expõe sua verdade e sentimentos. O significado da música na vida dela vai além do cantar, para ela significa imaginar, pensar e sentir. A música entrou em sua vida através dos exemplos familiares, desde avô que tocava violão e cantava, até as músicas ouvidas pela mãe. “Pela minha mãe fui apresentada a diversas sonoridades incríveis, como Chico Buarque, Elis Regina, Marisa Monte e tantos outros, que tive a oportunidade de conhecer enquanto criança”, conta ela.

A música se tornou tão essencial em sua vida, que em sua formação como psicóloga, em 2015, a pesquisou como ferramenta no processo terapêutico vivencial. “Hoje percebo ela (a música), como uma ferramenta potencialmente terapêutica”, explica.

“As manifestações artístico-culturais são momentos de catarse, que estimulam o pensamento crítico, ainda que não se apresentem objetivamente com esse viés. Promover todas essas trocas, sem a necessidade de estar em um ambiente acadêmico, nos faz enxergar além dos muros. É garantir a existência e o espaço de saber da comunidade”, finaliza Deka.

 

 

Galeria

Quatro mulher em cima do palco tocando pandeiros. As cantoras fazem parte do grupos Três Marias. Ao fundo da foto através do grupo, tem uma bateria. O palco está escuro e o que prevalece é a postura das instrumentistas que tocam juntas, próximas uma da outra.

Show Elas no Palco

Paulo Liaroma