A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) apresenta o livro infantojuvenil Histórias de Maria: mulheres na ciência, obra que reúne narrativas inspiradoras sobre pesquisadoras e suas trajetórias no campo científico. A publicação integra as ações do Março Lilás, mês dedicado à promoção da saúde e ao fortalecimento de debates sobre os direitos e a valorização das mulheres.
Coletânea “Bioma Pampa em Verso” abre chamada pública para poemas inspirados nos campos do Sul
Livro analisa os chamados crimes passionais sob perspectivas jurídica e social
Projeto busca a reativação histórica e jurídica do Clube Braço é Braço
A Roda de Conversa: "Lançamento do Livro Histórias de Maria: mulheres na ciência e Início do Projeto Escola Promotora da Igualdade de Gênero", voltada a professores(as) e graduandos(as), será realizada na próxima segunda-feira, 16, às 14h, no Auditório das Pró-Reitorias, Unidade Carreiros. A coordenação do evento é de Paula Regina Costa Ribeiro e a organização é do Instituto de Educação (IE), Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), Diretoria de Arte e Cultura (DAC) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).
Produzido pelo Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE/FURG), o livro tem como objetivo incentivar crianças e jovens a conhecer histórias de mulheres cientistas e refletir sobre igualdade de gênero na produção do conhecimento. Por meio das experiências da personagem Maria e de seus colegas na escola, a obra apresenta diferentes trajetórias de pesquisadoras, destacando suas contribuições para a ciência e para a sociedade.
Além de divulgar histórias inspiradoras, o livro busca estimular a curiosidade científica entre meninas e meninos e problematizar a invisibilização histórica das mulheres no campo científico. Ao abordar essas questões em linguagem acessível ao público infantojuvenil, a obra contribui para ampliar o reconhecimento da presença feminina na ciência e incentivar novas gerações a se interessarem pela pesquisa e pela produção de conhecimento.
Sobre a obra
Organizado por Joanalira Corpes Magalhães, Fabiani Figueiredo Caseira e Paula Regina Costa Ribeiro, pesquisadoras vinculadas à FURG e integrantes do Gese, o livro integra a série Histórias de Maria, que reúne publicações voltadas ao público infantojuvenil e dedicadas à reflexão sobre temas como escola, famílias, infâncias e ciência.
A obra foi impressa para distribuição gratuita em escolas, ampliando o acesso de estudantes e professores a materiais didático-pedagógicos que incentivam a reflexão sobre ciência, gênero e diversidade no ambiente escolar.
Acesse o livro no Repositório Institucional da FURG, AQUI.