48ª FEIRA DO LIVRO

Luiz Marenco é a grande atração desta segunda-feira, 9, na Arena Cultural

Cantor nativista sobe ao palco às 21h40, ao lado de convidados especiais

Foto: Divulgação

Uma das atrações de peso da programação cultural da 48ª Feira do Livro da FURG acontece na noite desta segunda-feira, 9. Às 21h40, sobe ao palco da Arena Cultural da praça Didio Duhá, no balneário Cassino, o músico nativista Luiz Marenco. Ele apresenta o espetáculo "O Cantador de Caminhos" ao lado de convidados especiais.

Notícias Relacionadas

Com quase 30 anos de carreira e uma discografia de 25 obras, Marenco é hoje um dos principais nomes do nativismo do sul do Brasil. Para o repertório de logo mais, o artista promete um apanhado geral da carreira, que inclui canções em parceria com o poeta e escritor Sérgio Carvalho Pereira, patrono desta edição da Feira.

Entre outras atrações previstas para o dia de hoje, estão a apresentação do projeto Bicharada Universitária (17h), o evento Multiconversas Literárias: "Para Ler Carmen da Silva" (18h) e um espetáculo de teatro de fantoches que abordará diversidade e inclusão (19h30). Tem início hoje, também, a partir das 15h, o período de visitação das escolas à Feira.

Encontro com o patrono

A segunda noite da 48ª Feira do Livro da FURG, na última quinta-feira,  5, foi marcada pelo Encontro com o Autor, o patrono Sérgio Carvalho Pereira. O evento aconteceu no espaço Arena Cultural e foi mediado pelas professoras Aimée Bolaños e Vera Medeiros. Durante o encontro, Sérgio contou sobre suas inspirações e processos criativos, leu poemas de sua autoria e narrou histórias que cercam sua imaginação e criação.

Vera Medeiros descreveu o patrono como um “artesão das palavras”, pois a forma como ele as coloca nos poemas o torna um artista da linguagem. Sérgio iniciou sua fala relembrando seu início na poesia e na música. Suas inspirações vieram de casa, “entrei no mundo da poesia através das mulheres da minha família”. Já com o avô – um homem do campo -, herdou o gosto pela música. Ao recordar o começo de sua trajetória, o patrono dividiu com os presentes vários relatos carregados de emoção, como sua chegada a Rio Grande, sua participação no 1º Musiurg - festival organizado pela FURG - e a constituição do Seiva da Terra – grupo amador, mas de grande importância cultural e política para a cidade.

Aimée Bolaños questionou sobre o “cozimento” do fazer poético de Sérgio. Com carreira profissional diversa, o patrono contou ao público sobre como acontece seu processo de criação. “Faço poesia em horinhas de descuido”, disse, em alusão ao poema de Guimarães Rosa, pois é quando consegue sair dos afazeres do dia a dia para se dedicar à composição e criação. “Por criar somente nessas horinhas de descuido é que considero pouca a minha produção”, relata Sérgio.

No entanto, o tempo que dedica à produção artística lhe rendeu grandes parcerias e participações nos principais festivais nativistas. “Componho com métrica e rima, pois foi assim que meus mestres me ensinaram”, porém isso não impede sua liberdade de compor pois, “assim como no jogo de xadrez, que tem suas regras, elas não anulam a capacidade do jogador”.

Alertado por músicos e compositores de que seus poemas eram de fácil melodia, o artista possui trabalhos poéticos gravados por expressivos nomes do cancioneiro do Rio Grande do Sul e do Uruguai, tendo sido premiado nos maiores festivais nativistas, dos quais destacam-se a Califórnia da Canção, em Uruguaiana, e a Sapecada da Canção, em Lages (SC). Em 2015 publicou o livro “Sul: poesia e ensaio fotográfico”, e no mesmo ano, lançou junto ao músico Luiz Marenco o disco “Sul”, projeto dirigido por Aluísio Rockembach. O álbum recebeu duas indicações para o prêmio Açorianos na categoria melhor disco do ano na linha de música regional.

Continente Pampa: especial e ao vivo

A ligação de Sérgio com a música esteve presente na noite do patrono. O programa Continente Pampa, gravado e produzido por ele para a FURG FM durante cinco anos, foi recriado no palco da 48ª Feira do Livro.

De 2010 a 2015, Sérgio Pereira redigiu os textos, produziu e gravou o programa de cultura sonora do Sul. Um programa de rádio, gravado em estúdio, e que na noite de quinta-feira, 5, o público pôde acompanhar ao vivo como esse trabalho foi realizado.

Sérgio fez a locução, utilizando a mesma trilha e as mesmas chamadas que se tornaram conhecidas e recordadas pelos ouvintes e apreciadores do Continente Pampa. As canções que rodaram no estúdio, a partir das gravações, foram executadas ao vivo, no palco, por músicos companheiros de trajetória do patrono.

A cantora e radialista Aninha Pires subiu ao palco para recordar o programa e homenagear Sérgio e contou da emoção desse momento. "É uma honra estar aqui homenageando o Serginho; para todos nós, intérpretes gaúchos, ele é nosso poeta maior. Como rio-grandina, fiquei muito feliz quando a FURG o convidou para ser patrono, e mais ainda, trazer essa mirada do nosso pampa sul-americano para esse evento tão importante que é a Feira do Livro. E poder fazer referência a esse programa tão importante o qual ele comandou por tantos anos e que abriu espaço para tantos cantores, mostrando o trabalho de músicos que estavam começando - ele fez dois programas sobre meus dois CDs -, e também através do Continente Pampa muitos ouvintes puderam conhecer músicas sul-americanas. O Sérgio sempre mostrou em seu programa esse Sul sem fronteiras, essa grande pátria de três bandeiras. Nós músicos gaúchos estamos extremamente felizes por ele, a esse grande poeta do Rio Grande do Sul”.

Além de Aninha Pires, participaram da noite especial os músicos Aluísio Rockemback, Higor Estremera, Alexandre Taveira, Leonardo Bulcão, Eduardo Carvalho Pereira e Rossane Luvielmo.

A Feira do Livro da FURG segue até o dia 15 de maio. Confira no arquivo abaixo a programação completa.

Programação

 

 

Galeria

Cantor nativista sobre ao palco às 21h40, ao lado de convidados especiais

Divulgação