O livro "O mundo, a sociedade e o além: um percurso geográfico", do renomado geógrafo francês Paul Claval, ganha edição inédita em português pela Editora da FURG, reforçando o papel da universidade na difusão de referenciais centrais do pensamento geográfico contemporâneo.
Mostras propõem reflexão sobre relações com o planeta e a arte
Videoclipe de estudante da FURG recebe prêmio de melhor letra no Festival Noia
Movimento Coral apresenta espetáculo Cantares no Teatro Municipal
Na edição brasileira, a organização é assinada pelos professores Juliana Cristina Franz e Solismar Fraga Martins, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que conduziram o projeto editorial, o diálogo com o autor, a contextualização da obra para o público brasileiro e a inserção do livro no debate atual da geografia e das ciências humanas no país.
Resultado de um percurso intelectual de décadas, o livro articula autobiografia e ensaio teórico, acompanhando a formação da geografia econômica, da chamada "nova geografia" e das vertentes humana, política, cultural e urbana, sempre em diálogo com outras ciências sociais. Em linguagem acessível e rigorosa, Claval revisita fundamentos epistemológicos da disciplina, discute ideologias, modernidade ocidental e o papel da ciência na compreensão das relações entre espaço e sociedade, oferecendo uma visão ampla e crítica da geografia como ciência do humano e da condição planetária.
Alinhado aos princípios da ciência aberta, do acesso livre ao conhecimento e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o livro está disponível gratuitamente no Repositório Institucional da FURG, AQUI.
A tradução para o português, realizada por Margareth Afeche Pimenta, professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi gentilmente cedido à Editora da FURG, reforçando o compromisso da instituição com a internacionalização do pensamento científico e com a formação de novas gerações de geógrafos, pesquisadores e estudantes, ampliando o acesso, no Brasil, a uma obra que é ao mesmo tempo síntese e renovação do pensamento de um dos mais influentes geógrafos do século XX.