ARTES VISUAIS

ILA dá início ao Seminário Internacional de Pesquisa da Paisagem Costeira na Arte Contemporânea

Mesa de abertura apresentou evento que terá palestras, workshop e exposições ao longo da semana

Foto: Reprodução/YouTube

A semana do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG teve início com a cerimônia virtual de abertura do I Seminário Internacional de Pesquisa da Paisagem Costeira na Arte Contemporânea: Ética, Ecologia e Entorno na manhã desta segunda-feira, 22.

Notícias Relacionadas

Uma conversa entre o reitor da FURG, Danilo Giroldo, e os professores Janice Martins Appel (FURG) e Roberto Verdum (Ufrgs) deu início ao evento, logo após a apresentação artística do Movimento Coral da universidade, que executou a canção "Taim", de Mário Falcão.

"Concretizar um evento de natureza transdisciplinar, ancorado no tripé universitário do ensino, pesquisa e extensão, é muito importante para a nossa universidade e o nosso território", observou o reitor. "Estamos tratando de um espaço com características únicas, onde o bioma pampa se encontra com o litoral; é um ambiente complexo, desafiador e que pode causar estranhamento. E nada mais oportuno para analisar esse cenário do que um evento voltado à arte", completou o professor Giroldo.

Coordenadora geral do evento, a professora Janice defende que a arte não deve ser função, mas precisa ter opinião. "É importante ressaltar, a partir deste evento, o posicionamento da arte como campo de conhecimento da área do sensível, mas que também atua como opinião frente a uma realidade", afirmou. "Trazemos aqui uma tomada de decisão, estimulada por um conjunto de dispositivos que devam ser capazes de chamar a comunidade para esse diálogo conosco, pois somente junto a ela estaremos sendo verdadeiramente sustentáveis, éticos e sensíveis".

"Este é um evento que se caracteriza por ser sem fronteiras - entre áreas do conhecimento, países, bandeiras e gêneros - e que certamente englobará outras áreas e relações humanas", destacou o professor Verdum.

Palestras, mesas redondas, workshop e exposições vão marcar a semana do seminário. Artistas e pesquisadores brasileiros e espanhóis irão abordar arte pública, entorno e novos gêneros, dentro da perspectiva da ética, ecologia e a noção de entorno. Até domingo, 28, serão apresentadas, via YouTube, dez palestras e uma entrevista.

Confira a programação completa abaixo.

Programação