A Galeria Espaço Incomum do ILA FURG, em colaboração com o Grupo Matéria do Centro de Investigaciones Artísticas (IA) da Universidad Miguel Hernández (Espanha) e o Observatório em Arte Pública: Entorno e Novo Gênero (FURG/ILA/CNPq), organizam a exposição internacional Paisagem Intermedia, Paisagem Tropical e Paisagem Sustentável: "Conexão Brasil e Espanha: Grupos de Pesquisa", cuja abertura acontecerá nesta terça-feira, 10, às 17h, no Centro de Convivência da FURG. A entrada é gratuita.
Professora do ILA participa da Flip em Paraty, no Rio
FURG anuncia volta do Festival Musiurg em dezembro
Em novo formato, 9º Rap Contra o Frio vai às ruas repleto de atrações
Paisagem Intermedia é trazida pelo grupo de pesquisa Matéria, da Espanha e reúne obras que exploram a interseção entre a natureza e a paisagem, refletindo sobre como as intervenções humanas moldam a paisagem e a nossa percepção dela. Paisagem Tropical apresenta uma visão crítica das particularidades das regiões tropicais e subtropicais, examinando como as mudanças climáticas afetam esses ecossistemas ricos e vulneráveis. Finalmente, Paisagem Sustentável propõe soluções e novas formas de interação com o meio ambiente, enfatizando práticas artísticas que promovem a sustentabilidade e a consciência ecológica.
A exposição conta com a participação de um seleto grupo de artistas, professores e pesquisadores brasileiros e espanhóis, muitos egressos e alunos da FURG, incluindo Albert Teixeira (FURG, Brasil), Amparo Alepuz (UMH, Espanha), Claudia Washington (Brasil/França), De Albacete (UMH, Espanha), Domingo Mestre (Valência, Espanha), Elia Torrecilla (UMH, Espanha), Gabryel Muniz (FURG, Brasil), Grace Luzzi Ed Davis (USP, Brasil), Imma Mengual (UMH, Espanha), Juliana D'Elia (FURG, Brasil), Kelly Wendt (UFPEL, Brasil), Luciana Valio (FURG, Brasil), Lourdes Santamaria (UMH, Espanha), Marcelo Chardosim (Brasil), Mª José Zanón (UMH, Espanha), Natália Reis (FURG, Brasil), Paula Santiago (UPV, Espanha), Pilar Viviente (UMH, Espanha), Roberto Verdum (UFRGS, Brasil), Roseli Nery (FURG, Brasil), Thaísa Freitas (FURG, Brasil) e Vinício Giacomelli (pesquisador convidado).
A exposição também conta com a colaboração dos grupos de pesquisa Pagus: Laboratório da Paisagem (UFRGS), Centro de Investigación Arte y Entorno (CIAE, UPV), ArteEcos: Núcleo de Estudos e Práticas Artísticas Ecosóficas, AVE: Núcleo de Artes Visuais em Estudos, CIPÓ: Cirandeiras Poéticas e o Projeto e-COO (FURG), que enriquecem a mostra com suas pesquisas e práticas inovadoras.
Além disso, a inauguração marcará o lançamento oficial do Circuito Grude, uma iniciativa colaborativa com a Universidad Castilla - La Mancha, que reúne alunos, egressos e professores da FURG, além de artistas de diversas partes do mundo. O Circuito Grude visa promover a troca de experiências e fomentar novas conexões dentro do Brasil através de obras gráficas, onde participam muitos artistas, ampliando as possibilidades de diálogo e colaboração no campo das artes.
Esta exposição também celebra a colaboração internacional e a reflexão crítica sobre a relação entre arte e meio ambiente, demonstrando a importância da pesquisa no campo da arte e a alta relevância em relação aos fenômenos relacionados ao câmbio climático em diferentes partes do mundo. "Como professora e pesquisadora no campo das artes visuais, ressalto a importância de trazer para o público de Rio Grande os resultados das imagens produzidas pelos pesquisadores e artistas após os eventos climáticos, pois fazem um alerta ao nosso comportamento ecológico junto ao planeta e ao lugar onde vivemos e o quanto isso pode afetar nossa paisagem global", afirma a professora.
A visitação acontece até o dia 4 de outubro.
Coordenadoria
A Galeria Espaço Incomum é coordenada pela professora doutora Janice Martins Appel e tem em sua equipe a bolsista Sarah Sayuri Oshiro e o estagiário Matheus Marques, além de contar com o bolsista voluntário João Victor Barcelos, entre outros alunos e alunas dispostos a colaborar com a montagem, todos do ILA Artes. A Galeria é um espaço formativo para os alunos, já que ali podem praticar o exercício da montagem de um exposição almejando competir com o mercado de trabalho no setor de espaços expositivos e galerias de arte.