Cultura

Exposição “Fronteiras” convida à reflexão sobre conflitos e violências globais

Mostra reúne artistas e pesquisadores em experiência sensorial e política sobre as marcas da guerra e suas reverberações

Foto: Arquivo/Secom

De 1º a 29 de novembro, a Galeria João Zinclar, do Sebo e Livraria Hippocampus, recebe a exposição "Fronteiras", uma instalação artística que instiga o público a refletir sobre os limites — geográficos, simbólicos e humanos — impostos pelos conflitos globais. A exposição é resultado das pesquisas em arte do professor Cláudio Azevedo, do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG e conta com a participação especial do artista português Paulo Vaz de Carvalho.

Notícias Relacionadas

A iniciativa tem o apoio de grupos de pesquisa do ILA e do Instituto de Educação (IE), além de parcerias com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O trabalho integra ainda uma ação do acordo de cooperação internacional entre a FURG e a Universidade de Aveiro, de Portugal, por meio do Instituto de Investigação e Design Media e Cultura (ID+/DeCA).

Concebida a partir dos atravessamentos e incômodos provocados por manifestações públicas e midiáticas em torno do genocídio do povo palestino, a mostra propõe uma imersão crítica e sensível naquilo que estrutura a arquitetura da violência. Por meio de fotografias impressas e diferentes materialidades, a expografia constrói camadas históricas, simbólicas e subjetivas, instigando novas percepções sobre o tema.

Aberta ao público geral, "Fronteiras" se destina especialmente a professoras/es, estudantes de artes, artistas e pessoas interessadas em arte e cultura, propondo um espaço de encontro entre estética e ética, sensibilidade e resistência. Um convite a pensar, sentir e agir diante dos conflitos geopolíticos que atravessam a história e seguem produzindo violências sobre pessoas, territórios, culturas e formas de vida — humanas e não humanas.

A abertura oficial ocorre no dia 1º de novembro, às 19h, e as visitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 19h30, e aos sábados, das 10h às 19h. O Sebo e Livraria Hippocampus fica na rua Jovem Airton Porto Alegre, 387, no Balneário Cassino.

 

Galeria

Exposição Fronteiras

Arquivo/Secom