JANELA MUSICAL

Edição especial encerra as atividades da 19ª MPU

Projeto Todos Zen Casa será a atração desta semana

Foto: Acervo Pessoal

Para finalizar a 19ª edição da Mostra da Produção Universitária (MPU), o projeto Janela Musical desta semana terá uma edição especial e um novo formato.  Em um primeiro momento será realizado uma retrospectiva desta edição da MPU e a atração encerra com a apresentação do trio Todos Zen Casa. A atividade ocorrerá às 20h30, no próximo sábado, 14, na página da FURG no Facebook.

Notícias Relacionadas
A reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, salienta o trabalho da comunidade universitária neste período que viabilizou a realização da mostra. “Estamos concluindo a nossa 19ª MPU de forma online, pela primeira vez, com a certeza do trabalho dedicado e competente de todos os técnicos, professores e estudantes. Cumprindo nosso papel social neste momento de grandes desafios, como reitora da universidade e concluindo o último ano do segundo mandato, me sinto muito honrada de finalizar essa MPU neste novo formato vendo o quanto nós, servidores públicos e estudantes, realizamos um trabalho dedicado e competente. Meu agradecimento a todos”.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, salienta a importância deste momento de celebração, sendo o Janela Musical “um projeto online pensado para esse período de distanciamento que estamos vivendo, que se encaixa perfeitamente no encerramento desta edição da  MPU totalmente virtual e construída a partir de um esforço coletivo de muitos grupos, unidades e pró-reitorias.  Para celebrar esse encerramento contaremos com o trio de estudantes da FURG do campus de São Lourenço do Sul que trabalham nas suas composições temas do cotidiano”.

Todos Zen Casa

O projeto musical Todos Zen Casa surgiu no dia 23 de julho de 2020, quando os estudantes e músicos independentes Gabriel Baeta, Rafael Thompson e Ramão Forest ficaram sabendo do edital de ações artísticas e culturais para utilização em mídias sociais em tempos de covid-19 e pensaram em construir o projeto como meio de submeter uma proposta musical coletiva para o edital. “Como tudo começou três dias antes do prazo final das inscrições, não deu tempo de concluir e submeter a proposta, pois tínhamos poucos recursos e pouca experiência com produção musical. Mesmo assim publicamos nas nossas redes sociais o vídeo de um minuto que foi feito para a inscrição, com a música ‘Suco de Jerivá’. Muitas pessoas gostaram da música, nos incentivaram a continuar e compartilharam o vídeo nas redes sociais e em eventos universitários. Em alguns dias chegou o convite para participarmos da edição especial da Janela Musical, permitindo que a gente concretizasse o projeto e a produção das músicas dentro da nossa proposta”, comenta Gabriel.

Por conta dos impactos negativos em nível mundial da pandemia de Covid-19,  o trio resolveu  resgatar a beleza e as inúmeras sensações positivas que as vivências lourencianas proporcionaram antes do isolamento.  “Conscientes do nosso papel de artistas, procuramos produzir canções focadas na natureza, abordando a fauna, flora, paisagens e sentimentos que também surgiram durante o período de pandemia, a fim de externalizar e tornar acessível a todo público por meio das nossas composições a compreensão do ambiente saudável que nos rodeia.  Montamos o repertório com nove músicas (seis autorais e três covers), que foram gravadas em casa, com o objetivo de levar às casas do maior número de pessoas uma experiência de contemplação da natureza, calma e reflexão, cumprindo com o objetivo do projeto Todos Zen Casa” salientaram os músicos.

O trio

Gabriel Baeta Gabriel Baeta nasceu na cidade de São Paulo, mudou-se para Taboão da Serra/SP e morou lá até o início de 2017, quando foi aprovado para o curso de Bacharelado em Agroecologia da FURG, no campus de São Lourenço do Sul, cidade a qual o artista reside desde então. Iniciou sua jornada na música aos 10 anos em um curso gratuito de violão oferecido na associação do bairro. Ganhou seu primeiro violão alguns meses depois de iniciar o curso e descobrir sua paixão pela música. Em 2017, inspirado pela cidade e inquieto pela distância da sua terra natal, intensificou seu processo criativo na música. Teve a oportunidade de iniciar a experiência profissional com música em eventos e tocar junto com artistas também residentes da cidade e região, porém foi impossibilitado de dar continuidade por conta da pandemia do coronavírus. Tem se reconectado com suas criações incompletas, bem como transmutado sentimentos de ansiedade e depressão em novas criações poéticas e melódicas.

Rafael Thompson, natural de Porto Alegre/RS, ingressou na música com 9 anos de idade. Iniciou os estudos musicais com o teclado e migrando posteriormente com 11 anos para o estudo autônomo de violão. Até os 18 anos sempre viu a música como um hobby e forma de descontração. Mas com incentivos de amigos e familiares começou a fazer participações em algumas bandas e festivais. Em 2011 ingressou no curso de Matemática Licenciatura na UFRGS, conhecendo muitos outros músicos no meio acadêmico. Participou de festivais da universidade, com produções musicais em estúdios e em logísticas de montagem de palco e mesa de som. Trancou o curso de matemática em 2013 se voltando para viagens e novas descobertas artísticas. Se descobriu artesão e logo começou um novo projeto como artesão de instrumentos musicais. Sempre autodidata, aprendeu a tocar flauta transversal, clarinete, saxofone, ukulele e pandeiro. Em 2019 ingressou no curso de Agroecologia, tendo que se mudar para São Lourenço do Sul. Atualmente cursando Agroecologia, ainda se mantém ativo como músico em participações de eventos e shows. Continua atuando como artesão e fazendo projetos paralelos ao seu curso.

Ramão Forest é compositor e músico multi-instrumentista natural de Canoas/RS. Atualmente graduando em Letras Português na FURG Campus São Lourenço do Sul, cidade onde reside. Atua profissionalmente desde 2012 quando foi guitarrista solo de uma banda de sertanejo/pop que embalava as noites canoenses da época. Após o término da mesma em 2013, fundou sua primeira banda de rock chamada “Nono Andar”. Neste mesmo ano, produziu o single "Uma Palavra e Meia", de sua autoria. A banda tocou em alguns festivais colegiais de rock, mas se desfez no início de 2014 quando largou os palcos para se aprofundar em teoria musical.

Janela Musical

A FURG, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), promove um encontro cultural, aos sábados, intitulado Janela Musical. A atividade visa oferecer alternativas artísticas culturais que podem ser apreciadas a distância por meio da internet. A iniciativa também busca valorizar e difundir o trabalho de músicos da região sul.