No início do mês, em diálogo com a abertura da COP30, em Belém, no Pará, a Galeria Espaço Incomum da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) inaugurou duas exposições: BIO-RE-ST-ART e Internaturalezas. A professora Janice Martins Appel, do Instituto de Letras e Artes da FURG (ILA) e coordenadora da galeria, integra o grupo organizador de ambas as atividades.
Videoclipe de estudante da FURG recebe prêmio de melhor letra no Festival Noia
Movimento Coral apresenta espetáculo Cantares no Teatro Municipal
Editora da FURG lança selo Raízes e Resistências para publicação de livros eletrônicos com foco na diversidade étnico-racial
A mostra artística BIO-RE-ST-ART reflete o compromisso ecológico do projeto homônimo, dedicado a sensibilizar sobre a urgência de mitigar as mudanças climáticas globais. Liderado pela pesquisadora Ana Tomás, da Universidade Politécnica de Valência (UPV), da Espanha, a iniciativa reúne 60 artistas oriundos de diferentes instituições do mundo. Os estudantes de Artes Visuais da FURG Alana Teixeira, Bruna Pacheco, Bruno Carneiro, Cassia Rodrigues, Felipe Tadeu, Joana Xavier, João Vitor Barcelos, Pedro Lucas e Sahra Pacheco estão entre os artistas convidados.
A exposição Internaturalezas é parte integrante de uma colaboração estabelecida entre o Centro de Investigación Arte y Entorno, da Universidade Politécnica de Valência (UPV), e o Grupo de Pesquisa Arte Pública, Entorno e Novo Gênero, da FURG, e Arte Impressa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com a proposta de tomar como referência a relação artística com o meio ambiente ao seu redor, por um lado, busca entender o ambiente como uma realidade interconectada e como um espaço de conexões e sobreposições. Por outro lado, também assume a pluralidade de naturezas que nos definem como organismos e seres vivos.
“A exposição pode ser um ambiente propicio para ser usado como sala de aula para os professores de todas as áreas do conhecimento, comunidade e por todos aqueles que queiram falar sobre perspectivas ambientais para o presente e o futuro planetário”, destaca a coordenadora da Espaço Incomum. A visitação vai até 1º de dezembro. A galeria fica no Centro de Convivência da FURG (Av. Itália, km 8, Bairro Carreiros, Rio Grande).