AGENDA SOCIAL

Complexo de Museus e centros associados da FURG participam de Noite do Centro Histórico

Data de abertura do evento coincide com o Dia Internacional dos Museus

O Complexo de Museus e centros associados da FURG participam da edição 2023 da Noite do Centro Histórico. Promovido pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, o evento visa à valorização do patrimônio e da história do município, por meio de atividades culturais que serão realizadas em sete prédios e museus da cidade. A ação acontece em duas noites e tem início nesta quarta-feira, 18, Dia Internacional dos Museus. Nesses dias, os museus do complexo, com exceção do Museu Náutico, terão horário especial de funcionamento, ficando abertos para visitação pública gratuita das 18h até 00h.

Notícias Relacionadas
De acordo com o museólogo e diretor do Complexo de Museus e centros associados da FURG, Lauro Barcellos, a ideia da prefeitura democratiza o acesso aos museus por meio da programação da Noite do Centro Histórico promovendo atividades extras, além das atividades de rotina que estas instituições já realizam ao longo dos anos.

“A instituição museu é a mais popular do planeta. Em qualquer lugar do mundo pode-se encontrar um museu, mesmo que se faça uma volta na Terra. Então, esta importante instituição é histórica em relação à existência humana. É uma instituição da mais alta importância porque é nela que nós abrigamos os testemunhos da nossa história, do nosso passado, da nossa cultura, do pensar e do fazer da comunidade”, ressalta o diretor.

Compondo a programação especial, no Museu Oceanográfico Prof. Eliezer de Carvalho Rios ocorrerá à exibição do filme de animação “Asterix e o Domínio dos Deuses” às 20h. A sessão é gratuita e acontece em parceria com o Sesc, por meio do “Cine  Sesc infantil”. Enquanto que no Museu da Cidade acontece o evento “Intervenções cênicas de personagens históricos”, das 19h30 até 20h30.

Além dos museus, também estarão abertos ao público a Fototeca Municipal, o Prédio da Alfândega, o Mercado Público, a Biblioteca Riograndense, Câmara do Comércio e o Centro Histórico.

Sobre o Dia Internacional dos Museus

Instituído pelo Conselho Internacional dos Museus (Icom), que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1977, o Dia Internacional dos Museus tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre o papel dos museus no desenvolvimento e evolução das sociedades em todo o mundo, bem como incentivar as crianças, jovens e adultos a ter o hábito de visitar e apreciar os museus.  Todos os anos, o Icom lança luz para uma temática diferente no dia 18 de maio para gerar discussões sobre as instituições do campo museal.  Neste ano, os objetivos propostos pelo conselho são: “Saúde e bem-estar global: garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, em especial no que diz respeito à saúde mental e ao isolamento social”; “Ação Climática: tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos” e “Vida na terra: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, sensibilizando para a perda da biodiversidade”.