AUDIOVISUAL

Baseado em pesquisa acadêmica, documentário "Vozes" estreia em abril

Abordando a importância do esporte para o desenvolvimento e a paz na América do Sul, filme é dirigido por professor da FURG

Foto: Reprodução

"Por vezes, o conhecimento acadêmico pode ser de difícil acesso, com linguagens ininteligíveis e organização confusa para públicos não acadêmicos. Assim, pensamos que um filme que desse voz às próprias pessoas que constroem o campo do esporte para o desenvolvimento e a paz na América do Sul seria interessante". As palavras são do professor Billy Graeff, que lança em abril o filme em média-metragem "Vozes" (2022), sua estreia na direção de documentários.

Notícias Relacionadas

Desenvolvido em três línguas, o filme é baseado na pesquisa "Vozes do Esporte para o Desenvolvimento da América do Sul e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", liderada pela FURG, com o envolvimento de outras cinco universidades.

“Vozes” reúne depoimentos de profissionais que destacam histórias de vida, perspectivas, desafios e inspirações acerca do tema. O diretor ressalta que dirigiu o filme com o apoio de profissionais da Secretaria Geral de Educação a Distância (Sead-FURG), “sem o qual nada teria sido possível”.

"Nossa ideia, com o filme, foi publicizar os resultados da pesquisa em formato que permitisse o acesso a diferentes audiências, desde estudantes de graduação a professores universitários, de participantes de projetos sociais esportivos a seus gestores, pais de participantes de projetos e o pessoal envolvido com políticas públicas, e assim por diante", explica o realizador.

A coordenação da pesquisa que inspirou o filme foi composta, além do professor Graeff, pelos pesquisadores Arnost Svoboda e Simona Safarikova, da Palacký University Olomouc (República Tcheca). Os núcleos locais de pesquisa foram liderados pela psicóloga Katerin Cutiva Benitez (Colômbia), Lucília Matos (UFPA – Belém/PA), Aurea Augusta da Mata (UFPB - João Pessoa/PB), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Luciano Jahnecka (Udelar - Uruguai).

O filme ganhou o título internacional de “South American Voices on Sport for Development and Peace” e poderá ser visto em breve, na íntegra, através do YouTube, com legendas em português, espanhol e inglês.

Para o dia 6 de abril, está sendo preparado um evento online trilíngue, com tradução simultânea em português, espanhol e inglês. Haverá mesas redondas e um bate-papo sobre "Vozes". Confira abaixo mais informações.

Vozes - um evento online para celebrar e discutir o esporte para o desenvolvimento e a paz
Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz - 6 de abril de 2022
Hospedado pela Universidade Federal do Rio Grande (online)

9h-10h30 (horário de Brasília) - Mesa Redonda “Esporte para o Desenvolvimento e a Paz – Desafios”
David Howe - Western University - Canadá
Carlos Miguel Perez - Fútbol Con Corazón - Colômbia
Coordenação: Arnost Svoboda

11h-11h30 - Bate-papo sobre o documentário "Vozes" (2022) / “South American Voices on Sport for Development and Peace”
Time da pesquisa e da produção do filme
Coordenação: Billy Graeff

12h-13h30 - Mesa Redonda “Esporte para o Desenvolvimento e a Paz Futura”
Holly Collison - Loughborough University - Londres, Reino Unido
Cora Burnett - Universidade de Joanesburgo, África do Sul
Barbara Schweizer – Centro de Estudos Olímpicos – Lausanne, Suíça
Coordenação: Katerin Cutiva Benitez - Profissional de apoio psicossocial e de gênero na Fundação Tiempo de Juego, especialista em estudos feministas e de gênero na Universidade Nacional da Colômbia