G.I.L.E.T.E.

Artista egressa do curso de Artes Visuais e professora curadora do ILA Artes abrem exposição no MACRS

Gabi Assusção dialoga com uma pauta educativa e formativa contra a transfobia

Foto: Divulgação

O Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), inauguram a exposição "G.I.L.E.T.E", da artista Gabi Assusção, com curadoria de Janice Martins Appel. A abertura será nesta quinta-feira, 22, a partir das 18h, na Fotogaleria Virgílio Calegari, 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) em Porto Alegre.

Notícias Relacionadas

"G.I.L.E.T.E", selecionada no edital Chamada Aberta do MACRS, é uma imersão no universo da artista Gabi Assusção, que explora temas de identidade e transformação por meio da fotografia, do vídeo e da performance.

O público terá a oportunidade de conferir uma performance ao vivo, que será um destaque especial no dia da abertura, além de poder participar do encontro "Conversas de Casa", uma atividade que tem por objetivo unir artista, curadora e público para um bate-papo sobre o projeto exposto.

"Conversas de Casa" acontece antes da abertura da mostra, às 17h, no Auditório Luís Cosme, no 4º andar da CCMQ, e tem o intuito de proporcionar um espaço para discussões sobre o trabalho de Gabi Assusção e o seu processo criativo, explorando as camadas de significado e expressão que "G.I.L.E.T.E" tem a oferecer.

"A exposição revela à comunidade onde pode levar a formação em Artes Visuais, dando exemplo e estímulo aos estudos das Artes Visuais na FURG. O Museu de Arte Contemporânea é um lugar de grande relevância e destaque para a produção da arte contemporânea no Brasil", afirma a professora e curadora Janice Appel. "A exposição está associada ao projeto uma pauta educativa e formativa contra a transfobia", observa ela.

A produção está sendo feita pela aluna de Artes Visuais da FURG, cissa lunar. O estagiário do Núcleo de Exposições do ILA Artes, Matheus Marques, e a bolsista Epec, Sarah Sayuri, da Galeria Espaço Incomum, acompanham a montagem, produção e curadoria junto à exposição "G. I. L. E. T. E", tendo em vista o exercício dos processos formativos e profissionais do campo da arte no setor expositivo.

"G.I.L.E.T.E" tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 29 de setembro, na Fotogaleria Virgílio Calegari, 7º andar da CCMQ, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.

Este projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da CEEE Equatorial e realização do Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução @minc. O MACRS e a CCMQ são instituições da Sedac.

 

Card