Participação

Prorrogado o período de inscrições e eleições da CPA

Estudantes da graduação e pós-graduação poderão contribuir nos processos avaliativos da FURG

O prazo para inscrições de chapas de estudantes na Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi prorrogado. Acadêmicos de graduação e de pós-graduação interessados em participar da CPA podem se inscrever até a próxima segunda-feira, 29 de março. Todas as instruções para inscrição estão disponíveis no site da Diretoria de Avaliação Institucional da FURG, neste link. A eleição ocorrerá dos dias 7 a 11 de abril de 2021, via consulta eletrônica no sistema de Consultas da universidade.  O edital está disponível aqui.

Notícias Relacionadas
As chapas devem ser compostas por alunos da graduação ou pós-graduação que estejam regularmente matriculados. Além disso, é necessário indicar um(a) representante titular e um(a) representante suplente. Para a formação da chapa, os estudantes devem estar no mesmo nível, graduação ou pós. Os resultados das eleições serão disponibilizados no site da FURG e da Avaliação Institucional . Os mandatos terão vigência de 2 anos. 

Oportunidade

O diretor de Avaliação Institucional da FURG, Luiz Eduardo Nery, destaca que "participar da CPA é uma grande oportunidade para os estudantes vivenciarem e conhecerem mais a universidade, e conseguir contribuir para o seu desenvolvimento".

Entre os processos avaliativos realizados pela Comissão, estão a autoavaliação institucional, bibliotecas, RUs, avaliação das turmas e a avaliação do ensino não presencial. A CPA é responsável pela condução dos processos de avaliação internos da universidade, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo MEC. Sua atuação é autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição. As avaliações realizadas pela Comissão subsidiam o planejamento das unidades.

Pedro Henrique Cardoso, estudante que integra a Comissão desde 2019, classifica a sua participação na CPA como "muito gratificante". "Minha experiência na Comissão Própria de Avaliação sempre foi de grande aprendizagem, tanto em temas voltados à avaliação, quanto a assuntos interpessoais e de funcionamento da universidade como um todo", ressalta. "Todos os participantes, sejam professores, alunos ou técnicos, são acessíveis e compreensíveis e te deixam à vontade para levar a voz de discentes. Esta experiência nos proporciona a oportunidade de vivenciar todas as áreas da universidade em várias perspectivas, várias percepções, entendimentos e compreensões. Ser representante foi excepcional em minha formação", conclui o futuro matemático.