24ª MPU

Inscrições para apresentações de trabalhos e propostas de oficinas começam nesta segunda-feira, 18

A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo divulgar, promover e acompanhar as atividades desenvolvidas FURG, em Instituições de Ensino Superior e na Comunidade

As inscrições para apresentadores de trabalhos e oficinas na 24ª Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG têm início nesta segunda-feira, 18. Neste ano, a mostra ocorrerá de 5 a 7 de novembro de 2025 e terá como tema “Da porta ao horizonte: Viver, aprender e pertencer à FURG”. Os regulamentos para apresentações e trabalhos e para propostas de oficinas podem ser acessados através deste LINK .  As inscrições para ambas modalidades encerram-se em 15 de setembro e deverão ser feitas através do SINSC . Os eventos que integram a 24ª MPU possuem inscrições gratuitas.

Notícias Relacionadas
A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo divulgar, promover e acompanhar as atividades desenvolvidas FURG, em outras Instituições de Ensino Superior (IES) e na Comunidade. Criada em 2002, busca incentivar e valorizar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação, da internacionalização e da cultura do Rio Grande do Sul, proporcionando a socialização dos conhecimentos produzidos, a troca de experiências e a integração entre as diferentes áreas do saber.

Eventos que integram a 24ª MPU

- 34º Congresso de Iniciação Científica (CIC) - Divulgação, promoção e acompanhamento de trabalhos de iniciação científica e tecnológica, desenvolvidos por estudantes de graduação da FURG e de outras IES.

- 28º Seminário de Extensão (EXT) - Espaço divulgar e promover a extensão, bem como para apresentar trabalhos nas áreas temáticas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

- 26º Encontro de Pós-Graduação (EPG) - Divulgação, promoção e acompanhamento ds trabalhos que estão sendo desenvolvidos por estudantes junto aos Programas de Pós-Graduação da FURG e de outras IES.

- 19º Seminário de Ensino (ENS) - Espaço para divulgar, promover e acompanhar os projetos que têm como proposta auxiliar nos processos formativos dos estudantes dos cursos de graduação. São consideradas ações de ensino: cursos de apoio pedagógico (áreas básicas ou formação complementar), oficinas de aprendizagem, grupos de estudo, atividades de tutoria profissional, projetos cujo foco seja a formação profissional, entre outros.

- 12º Simpósio de Cultura (SimCult) - Evento para dialogar e divulgar a produção de agentes culturais da Universidade e a produção de agentes culturais da comunidade, reconhecida em projetos de cultura desenvolvidos na FURG, por meio da apresentação de trabalhos pelos próprios agentes culturais da Universidade ou por membros das equipes dos projetos de cultura.

- 8º Salão de Indissociabilidade (SI) - Espaço para reflexão conjunta de trabalhos de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação tecnológica organizados pelas áreas temáticas da Extensão (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho).

- 4º Congresso de Inovação - Divulgação, promoção e acompanhamento de trabalhos que estão sendo desenvolvidos por pesquisadores, empreendedores, inventores e estudantes de graduação e pós-graduação, voltados à inovação tecnológica e social.

- 3ª Mostra de Internacionalização para o Desenvolvimento Institucional (Mind) - Espaço para promover ações que estimulem um ambiente institucional de internacionalização e para acompanhar os programas de internacionalização desenvolvidos na  FURG.