ARTES VISUAIS

ILA apoia projeto cultural Miradas Enredadas 2020

Convocatória de e-mail art resultará em uma exposição coletiva internacional e online

O Projeto de Cultura Miradas Enredadas / Networking Glances 2020 - Pandemia / Pandemic é coordenado pela professora Fabiane Pianowski do Instituto de Letras e Artes (ILA/FURG) e conta com o apoio dos estudantes do Núcleo de Estudos em Artes Visuais (Nave). Trata-se de uma convocatória de e-mail art sobre a percepção da pandemia por professores/artistas/pesquisadores de diferentes partes do mundo para a criação de uma exposição coletiva, internacional e online nas redes sociais Instagram e Facebook: @networking.glances.

Notícias Relacionadas

Uma vez encerrada a convocatória, haverá seleção dos trabalhos para uma exposição itinerante. Também está prevista a produção de um e-catálogo. A submissão é feita através deste link. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail networking.glances@gmail.com ou no direct dos perfis das redes sociais.

Esse projeto é continuidade do projeto Miradas Enredadas 2013, 2014, 2015 e 2016. A primeira edição do projeto foi realizada na Universidade de Barcelona, na Espanha, sob a coordenação da professora Fabiane Pianowski, e contou com a participação de 77 professores/artistas de dez países diferentes (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Rússia e Uruguai). A segunda edição (2014) obteve a participação de 64 professores/artistas de todos os níveis de ensino de dez países distintos (Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, Itália, México, Portugal, Rússia e Uruguai), a edição de 2015 obteve a participação de 99 professores/artistas de todos os níveis de ensino de 11 países distintos (Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Itália, México, Portugal, Rússia, Romênia, Turquia e Uruguai) e a exposição itinerante aconteceu no hall da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Petrolina/PE); no Centro de Arte e Cultura ArtEstação (Rio Grande/RS); e na Casa de Cultura Emília Erichsen (Castro/PR), entre outros. Nas edições de 2014 e 2015 também foi desenvolvido o material didático da exposição por alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais, e publicado o catálogo virtual (disponíveis aqui).

Além disso, houve desdobramentos acadêmicos com a participação em congressos e publicação de textos derivados do projeto. As obras da edição de 2016 foram expostas na Univasf, no SESC/Petrolina, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/SP), na Casa de Cultura Emília Erichsen (Castro/PR) e no Centro de Arte e Cultura ArtEstação (Rio Grande/RS).

Cartaz