No início da tarde desta quarta-feira, 26, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), disponibilizou mais cinco leitos na Enfermaria Covid-19, totalizando agora 20 leitos para o tratamento de pacientes confirmados com o novo coronavírus. A unidade assistencial entrou em funcionamento no dia 21 de julho, sendo inaugurada com 10 leitos. Em uma segunda fase, passou para 15 leitos e agora foi novamente ampliada, atingindo o número projetado inicialmente pelo Hospital. A abertura dos leitos foi realizada em meio ao aumento no número de internações e, poucas horas após entrarem em funcionamento, já estavam todos ocupados.
FURG divulga alteração no plano de contingência
Progep/FURG ressalta que doses de reforço da vacina são fundamentais
Uso de máscaras volta a se tornar obrigatório na FURG a partir desta segunda-feira, 12
A disponibilização progressiva ocorreu em virtude do crescente avanço da pandemia de coronavírus, bem como dependeu da chegada de equipamentos e da convocação e realocação de profissionais. Assim, a partir de hoje, foi possível colocar em funcionamento os 20 leitos da Enfermaria Covid-19, todos dotados de ventiladores pulmonares e monitorização. A Enfermaria foi adequada para internar e dar atendimento aos pacientes infectados por Covid-19, encaminhados em estado grave ou que necessitem de cuidados semi-intensivos. Os equipamentos necessários ao funcionamento foram adquiridos com recursos da Ebserh e por meio de doação da empresa Yara Brasil.
Além dos leitos na Enfermaria Covid-19, o HU-FURG/Ebserh ainda disponibiliza oito leitos do Serviço de Pronto Atendimento (SPA – sendo seis de enfermaria e dois de isolamento, com suporte intensivo) e quatro leitos de UTI Pediátrica - todos com atendimento exclusivo aos casos suspeitos e confirmados de covid-19. Para o enfrentamento à pandemia, o Hospital ainda conta com o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia (Ladi), referência para o processamento de estes tipo RT-PCR de casos suspeitos de Síndrome Gripal, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de óbitos SRAG de 21 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do estado do Rio Grande do Sul (3ª CRS/SES/RS). Até o momento, o Ladi já processou aproximadamente três mil testes.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.