Devido ao avanço da pandemia de covid-19 em Rio Grande e região, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), decidiu abrir antecipadamente 10 dos 20 leitos da nova Enfermaria Covid-19. O início do funcionamento da unidade estava previsto para ocorrer no final de julho, mas com os esforços das equipes do Hospital, foi possível redistribuir os profissionais e retirar de algumas unidades equipamentos que contribuíram para operacionalizar metade dos leitos. Para equipar o espaço, o HU-FURG/Ebserh adquiriu 20 ventiladores pulmonares que chegaram no início do mês de julho. No entanto, a abertura de todos os leitos depende da entrega de equipamentos complementares, que foram comprados na semana passada por meio de doação da empresa Yara Brasil.
FURG divulga alteração no plano de contingência
Progep/FURG ressalta que doses de reforço da vacina são fundamentais
Uso de máscaras volta a se tornar obrigatório na FURG a partir desta segunda-feira, 12
Os investimentos na Enfermaria Covid-19 foram custeados pela Ebserh, totalizando R$ 1,6 mi (obra, ventiladores pulmonares e exaustores), e pela doação da empresa Yara Brasil, para aquisição de equipamentos complementares, no valor de R$ 750 mil. Para ofertar os leitos covid-19, foi realizada a adequação da Unidade de Clínica Cirúrgica, dotando a área de ventiladores pulmonares e demais equipamentos que permitem o monitoramento dos pacientes.
Para o enfrentamento à pandemia, o HU-FURG/Ebserh, além da Enfermaria Covid-19, conta com oito leitos do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), quatro leitos de UTI Pediátrica, e com o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia, que processa testes (tipo RT-PCR) para covid-19.
Sobre a Infraestrutura da Enfermaria Covid-19
A área da Enfermaria Covid-19 é de 507m², foi segmentada do restante do andar por meio de barreiras físicas, e conta com diversos ambientes: nove quartos, cada um com campainha de emergência e banheiro; posto de Enfermagem, com a Central de Monitoramento dos leitos; copa, descanso e banheiros para a equipe assistencial; depósito; almoxarifado; expurgo; bem como área de guarda, higienização e descarte de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs). Ressaltando que as portas de acesso aos quartos possuem proteção em inox, visor e fechamento automático, para dar praticidade e segurança aos profissionais e pacientes.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.