Ao longo de todo o período emergencial ocasionado pela pandemia de Covid-19, estudantes e professores da FURG se unem através de pesquisas e ações que visam combater o vírus e orientar a população sobre como agir perante as questões que surgem cotidianamente. Neste sentido, o Núcleo de Desenvolvimento de Novos Fármacos (Nudefa), da Faculdade de Medicina (Famed) da FURG, produz vídeos com informações sobre como utilizar as máscaras e como descartá-las, entre outros pontos.
FURG divulga alteração no plano de contingência
Progep/FURG ressalta que doses de reforço da vacina são fundamentais
Uso de máscaras volta a se tornar obrigatório na FURG a partir desta segunda-feira, 12
A toxicologista e mestranda em Ciências da Saúde Livia Freitas é uma das responsáveis pela produção e apresentação dos vídeos. “É uma honra poder representar o nosso grupo de pesquisa e fazer esse trabalho que considero muito importante”, conta Livia. Segundo a mestranda, o maior desafio é controlar o tempo e conciliar o objetivo de produzir vídeos curtos com a quantidade de informações que precisam ser passadas ao público. “Queremos sair do automático, fazer algo pela população e transmitir mais conhecimento e informação”, declara.
Além dos vídeos, o núcleo produz conteúdos voltados às redes sociais em formatos que buscam ser mais acessíveis, didáticos e simples para facilitar a comunicação com a população. Entre os posts do Instagram, é possível observar publicações que analisam artigos científicos, referências a datas importantes e até um personagem fictício chamado Microbiotinha. O personagem conversa diretamente com o público e ilustra os conteúdos relacionados à microbiologia, tema central do grupo.
A professora Daniela alerta que muitas pessoas não dão a devida atenção aos cuidados necessários para a saúde pessoal e coletiva. “A vacinação pode ter despertado uma sensação de segurança que faz com que haja um relaxamento das medidas necessárias para contenção da pandemia”, reflete. Segundo ela, cabe à comunidade científica instruir a população de maneira informativa e reflexiva sobre os cuidados necessários. É importante ressaltar que a mais recente análise do Projeto Exactum indicou que a taxa de contaminação por Covid-19 voltou a acelerar em Rio Grande e Pelotas.
Os trabalhos e ações de combate ao coronavírus não param no Nudefa e na FURG em geral. “Existem muitas ideias permeando nossas mentes, algumas que serão postas em prática imediatamente e outras que constituem uma agenda para discussões e elaborações futuras”, finaliza a professora. Os interessados em contribuir com o núcleo podem entrar em contato pelas redes sociais, além de interagir e divulgar as ações desenvolvidas.
*Estagiário de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal