SAÚDE

FURG e Prefeitura criam serviço TeleCovid-19 para dúvidas e orientações sobre coronavírus

Sistema telefônico gratuito entra em operação nesta segunda-feira, 27

Foto: Divulgação

Com o objetivo de prover um sistema de triagem a distância para evitar o deslocamento de pacientes às unidades de saúde, a FURG lança nesta segunda-feira, 27, em parceria com a Prefeitura do Rio Grande, a Central de Triagem TeleCovid-19.

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Trata-se de uma central telefônica, com atendimento remoto por estudantes de final de curso da área da saúde e seus preceptores, a fim de realizar a triagem de suspeitos de coronavírus. A partir da seleção será possível efetuar videoconsultas com especialistas e encaminhamentos às unidades de saúde, bem como manter pacientes em monitoramento. O sistema também uniformizará prontuários eletrônicos e gerará um conjunto importante de indicadores para o monitoramento da epidemia. A partir da data de hoje, os interessados poderão ligar gratuitamente de qualquer dispositivo telefônico para o número 0800 642 4650, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A TeleCovid-19 terá a capacidade de atender até 400 telefonemas por dia, explica Glauco Munsberg, responsável técnico da startup pelotense Indeorum, especializada em ciências dos dados e contratada para a execução do sistema. A ideia para a criação do novo serviço nasceu a partir da colaboração da FURG com a Secretaria de Município da Saúde para disponibilizar uma central telefônica capaz de auxiliar a população com informações sobre a covid-19 e, também, a realização da triagem da comunidade. "A Indeorum já estava conectada à Governança Conecta Saúde, ajudando na idealização da central de triagem com teleorientação para a população da região. A partir desta conversa com Rio Grande através do Conecta Saúde nos aproximamos, ajudamos na criação da central telefônica rio-grandina e ajustamos o software de telemedicina para atender a triagem local", detalha. A partir dessa conexão com a FURG e os diretores das faculdades de Medicina, Enfermagem e do Centro de Ciências Computacionais (C3), do HU-FURG/Ebserh, e das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento, rapidamente foram construídos o protocolo e a central de atendimento para atender a população.

Trabalho voluntário de docentes e estudantes

A central prestará tanto o serviço de informação sobre a covid-19 como também uma triagem por telefone e teleorientação por vídeo, quando necessário, através da equipe voluntária formada por médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários e psicólogos. No total, mais de 70 profissionais atuam de forma voluntária para ajudar a TeleCovid-19.

A Escola de Enfermagem (EEnf) participará com 19 servidores, entre docentes e técnicos, além de 28 estudantes dos 9º e 10º semestres. "A Enfermagem pode contribuir ativamente na triagem de casos suspeitos, auxiliando a população e os serviços de saúde no direcionamento adequado", afirma o diretor da EEnf, Edison Barlem. "Em um momento em que a quarentena é a melhor medida de enfrentamento ao coronavírus, os profissionais e estudantes dos semestres finais da Enfermagem podem ser determinantes ao orientar adequadamente a população sobre a necessidade ou não de procurarem os serviços de saúde. A TeleCovid-19 é uma realidade que virá para transformar radicalmente o cenário da saúde, e a Enfermagem estará inserida ativamente neste contexto", adianta o diretor.

A Faculdade de Medicina (Famed) participa com 20 docentes médicos como voluntários que atuarão na triagem, além de a direção fazer parte do grupo de trabalho que implementou o sistema. Para o diretor da Famed, Obirajara Rodrigues, a chegada da TeleCovid-19 é "de extrema importância, principalmente porque vamos diminuir o número de pessoas circulando nas unidades de atendimento, além da possibilidade de prestar mais informações à comunidade. É mais uma alternativa de atenção à comunidade que se soma ao atendimento já prestado pelo sistema de saúde".