COVID-19

Docentes da FURG e Smed debatem formação continuada durante o período de recolhimento social

Reunião abordou o fortalecimento dos professores da universidade e do município em tempos de Coronavírus

Na terça-feira, 7 de abril, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da FURG, por meio de sua Diretoria de Extensão (Diex), organizou um encontro para discutir sobre a formação continuada de professores em meio à pandemia causada pela Covid-19.

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Entre os tópicos, foi abordado o papel da universidade e da Secretaria de Município da Educação (Smed) em fortalecer a profissão docente no contexto do Coronavírus. O grupo também discutiu as dúvidas da docência em tempos de atravessamentos biológicos, psíquicos e sociais decorrentes do isolamento social, bem como o afastamento da sala de aula presencial.

O secretário da Educação à Distância da FURG, Valmir Heckler, destacou que “professor não abandona estudante e não abandona o colega professor”, e que as ferramentas tecnológicas podem auxiliar a manter a aproximação estudante-escola durante este período, sem descaracterizar a necessidade do ensino presencial para crianças e jovens. Segundo Heckler, a educação a distância é algo mais complexo do que atividades orientadas via meios tecnológicos a distância, e requer uma série de elementos pedagógicos e de infraestrutura física e humana, que são impossíveis de implementar de forma aligeirada em momento de crise. O secretário reforçou ainda que neste momento de isolamento é fundamental a comunicação entre estudantes e professores.

Narjara Garcia, docente do Instituto de Educação (IE) da FURG, complementou que, além do que é visto numa atividade online, é requerido muita formação específica de professores e tutores, planejamento, suporte técnico e contatos presenciais voltados para aqueles alunos que não tem a sua disposição as ferramentas tecnológicas para estudo.

Segundo o secretário de Município da Educação, André Lemes, o município tem por responsabilidade a educação infantil e o ensino fundamental, níveis educativos nos quais uma educação a distância se confronta com processos pedagógicos, como a interação e afetividade, além da socialização. Ainda de acordo com ele, as desigualdades de condições sociais não permitem um acesso igualitário à modalidade a distância para todos os estudantes. “Os profissionais da educação do município estando sendo orientados a não produzirem aulas a distância, mas, sim, ações de interação que estimulem os conhecimentos pedagógicos na qualificação da infância e adolescência de nossas crianças e jovens”, disse.

Além dos citados acima, também participaram da reunião a diretora de Extensão e coordenadora do Comitê Gestor da Formação Continuada de Professores da FURG (Comfor-FURG), Carla Amorim, a diretora Pedagógica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Simone Anadon, o superintendente Pedagógico da Smed, Felipe Alonso, e as servidoras da Proexc Milena Loureiro e Beatriz Domingues.

A situação na FURG também foi considerada, reiterando todas as orientações do Plano de Contingenciamento, incluindo a suspensão das aulas, eventos e atividades extracurriculares, iniciada em 16 de março, por um período mínimo de 60 dias.

A reunião encaminhou que novos encontros serão marcados a fim de ampliar a participação das redes de ensino, sindicatos e demais representantes das unidades acadêmicas. A Smed pretende reunir os dirigentes de escolas das redes municipal, estadual e privada do município para orientação de estratégias comuns de enfrentamento da conjuntura e para a reposição dos dias letivos. No momento a suspensão de atividades e o isolamento garantirá que todos possam regressas as atividades profissionais e aos processos de aprendizagem de forma tranquila e com segurança.