Encontro Cultural

Cleiton Oliveira é a atração do Janela Musical desta semana

Mais uma edição do projeto será neste sábado, na fanpage da universidade no Facebook

Foto: Ziza Rabelo

Evidenciar uma estética litorânea sul-rio-grandense: esta é a aposta do músico Cleiton Oliveira, para a terceira edição do projeto Janela Musical. A atividade ocorrerá às 20h30, no próximo sábado, 25, na página da FURG no Facebook.

Notícias Relacionadas
“Vou apresentar, nas músicas autorais, canções que falam do lugar, por entender que muitos artistas das mais diferentes áreas como desenho, cartum, pintura, literatura, carregam essa temática da cidade, essa marca do local. Minhas referências musicais também vão estar presentes, selecionei para atividade Norah Jones, Legião Urbana e Vitor Ramil”, salientou o músico. 

Para Cleiton, a música quebra hierarquias: “Quando a gente está fazendo música, ninguém está acima de ninguém, é um corpo um coletivo. A música pode ser uma ferramenta para revermos o jeito que estamos nos relacionando enquanto sociedade e quem sabe este momento não seja a oportunidade para construirmos outra coisa e voltar a sonhar um outro tipo de sociedade”, comentou.

Professor de Música no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Alvorada desde abril de 2017, Cleiton desenvolveu a atividade de coordenador de Extensão (2018-2019). O músico é mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da FURG e graduado em Artes Licenciatura Plena com Habilitação em música na Universidade Federal de Pelotas (2007). Desenvolve a atividade de professor de música desde o início dos estudos em Educação Musical em 2002, tendo trabalhando em escolas específicas de ensino de música, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas privadas de ensino regular e na Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio na Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul na cidade do Rio Grande.

“Este período que estamos vivendo é de desafio, de nos reinventarmos e de buscarmos experiências significativas e o Janela Musical está se caracterizando como um movimento, simples e não muito ousado, mas que está chegando de uma forma muito legal nas casas das pessoas.  O projeto atende à demanda da arte e da cultura neste período de incertezas”, avalia a diretora de Arte e Cultura, Débora Amaral.

Janela Musical

A FURG, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), promove um encontro cultural, aos sábados, intitulado Janela Musical. A atividade visa oferecer alternativas artísticas culturais que podem ser apreciadas a distância por meio da internet. A iniciativa também busca valorizar e difundir o trabalho de músicos da região sul. Participarão dos próximos encontros os músicos  Leonardo Bulcão e Leonardo Oliveira.