Desde a última segunda-feira, 5, a Pinoteca de São Paulo promove o curso “Ecossemânticas: arte, paisagem e ecologia", cujo objetivo é explorar as interseções entre a produção artística e a ecologia, oferecendo uma análise das obras que, ao longo da história, buscaram estabelecer relações com o meio ambiente por meio de disciplinas programáticas específicas. O ministrante da primeira aula foi o professor do Instituto de Letras e Artes da FURG (ILA), Cláudio Tarouco de Azevedo, abordando a temática da Ecosofia - compreensão acerca do ambiente em que vivemos e de como aprendemos e agimos sobre as problemáticas em diferentes contextos e circunstâncias.
FURG-SAP recebe alunos do projeto Arquitetura Sustentável: Construindo o Futuro com Papel Reciclado
Pesquisa Institucional de Enfrentamento à Evasão Estudantil na FURG vai até 19 de novembro
Estão abertas até 31 de janeiro inscrições para 3ª edição do Concurso Audiovisual da Andifes
O curso se estende ao longo das segundas e quartas-feiras do mês de agosto, com encerramento previsto para o próximo dia 26. A ação é destinada para professores, pesquisadores, artistas e o público geral interessado nas temáticas correlatas. Para mais informações sobre a programação completa, acesse o site oficial do evento clicando aqui.
Sobre o palestrante
Cláudio é artista visual, pesquisador e professor com formação em Artes Visuais e Educação Ambiental. É docente nos Cursos de Artes Visuais, da FURG; coordenador do Grupo de Pesquisa ‘ARTƎECOS’: núcleo de estudos e práticas artísticas ecosóficas – (CNPq/FURG); vice-líder do PhotoGraphein: núcleo de pesquisa em fotografia e educação (CNPq/UFPel). É também pós-doutorando em Criação Artística Contemporânea no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, em Portugal.