50 ANOS

FURG será homenageada na volta do Campeonato Citadino

Após 10 anos, competição entre os times da cidade acontece em novembro

Sport Club São Paulo, Sport Club Rio Grande e Foot Ball Club Riograndense disputarão após 10 anos, o Campeonato Citadino, no mês de novembro. E o vencedor da competição levará o troféu 50 anos da FURG. O campeonato além de homenagear a universidade, tem por objetivo reativar a competição entre os principais times de futebol da cidade. Além disso, 20% da renda arrecadada com a venda de ingressos será destinada ao Hospital Santa Casa do Rio Grande.

De acordo com o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, a cerca de três meses as direções dos clubes procuraram a instituição para solicitar apoio ao evento e na ocasião ficou acertado que o troféu do campeonato seria alusivo ao aniversário da universidade. “A FURG tem sido uma grande parceira na realização do Citadino. E devido à importância institucional da universidade, os clubes entenderam que FURG deveria ser homenageada”, disse o Deivid Pereira, presidente do São Paulo.

Em entrevista coletiva realizada na última semana no Hotel Laghetto, os presidentes dos times mencionaram a relevância da volta do campeonato para os clubes e também para a comunidade rio-grandina. Para Paulo Andre, presidente do Riograndense, “é uma competição com um chamativo forte para o público, um grande atrativo para a cidade". O técnico do Rio Grande, Marcelo Moreira, ressaltou a emoção diferenciada que o clássico desperta, “o desportista de Rio Grande gosta muito de futebol, mas tem que ser um jogo atrativo. E o clássico é diferente, o sentimento é outro". Deivid Pereira do São Paulo mencionou os diversos fatores que farão da volta do campeonato um evento importante para a cidade, "faz sete anos que o São Paulo não enfrenta o Rio Grande, dez anos que não enfrenta o Riograndense, o ingresso tem preço popular, tem o lado social de apoio a Santa Casa e o fato dos rio-grandinos gostarem de bons espetáculos”.

Para a realização do campeonato a Prefeitura Municipal do Rio Grande e a FURG irão auxiliar na captação de recursos junto a empresas do município. A intenção é manter a competição de forma anual e integrá-la ao calendário da cidade. Segundo os dirigentes dos clubes, a partir do Citadino pretendem seguirem unidos, trabalhando juntos na captação de recursos, deixando a rivalidade só para dentro do campo.

Tabela dos Jogos

Durante a coletiva foram sorteadas as datas dos confrontos. Veja abaixo as datas dos jogos que acontecerão no Estádio Aldo Dapuzzo.

17/11 - Rio-Rio

24/11 - São Paulo x Riograndense

01/12 - Rio-Rita

08/12 - Final