MÚSICA

Apresentação de orquestra argentina integra programação dos 50 anos

Fundindo ritmos diversos, espetáculo faz renascer instrumentos ancestrais do continente americano

Foto: Divulgação

Pela primeira vez no Brasil, a Orquestra de Instrumentos Autóctonos y Nuevas Tecnologías (Oiant) traz um espetáculo único e que vem sendo considerado um “museu vivo” pelos espectadores. Para celebrar o seu cinquentenário, a FURG incluiu na programação a atração artística-cultural diretamente da Argentina. A apresentação é gratuita e acontece no dia 29 de outubro, às 20h, no Cidec-Sul. A parceria é do Sesc Rio Grande.

Notícias Relacionadas

Aliando métodos tradicionais e tecnológicos, o grupo Oiant ressignifica a história da América, contada por seu próprio povo. Fundado em 2004, o projeto nasceu na Universidad Nacional de Tres de Febrero (Untref) pelas mãos de Alejandro Iglesias Rossi e Susana Ferreres, diretor e vice-diretora da Escola de Criação Musical, Novas Tecnologias e Artes Tradicionais. Após um intenso trabalho de pesquisa histórico-musical, o concerto foi ganhando forma. A proposta é representar as simbologias e as mitologias da cultura americana através da execução de instrumentos autóctones – próprios e originários de uma região, como o ehecatl maia, o pututu inca e o teponaztli e o huehuetl astecas.

“É uma orquestra espetacular e que trata da nossa história, em instrumentos e simbologias. Queremos a comunidade universitária e rio-grandina prestigiando esse evento grandioso”, diz a reitora Cleuza Maria Sobral Dias.

 “O grupo vem fazendo apresentações pelo mundo inteiro, levando como sua bandeira cultural o resgate e a afirmação da latino-americanidade. É um espetáculo imperdível”, completa o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado.

“Para o Sesc, é uma honra estar ao lado da FURG em seus 50 anos. Essa orquestra traduz muito o que é o Sesc, por resgatar o nosso orgulho de América, unindo o antigo à tecnologia. Esperamos que todos estejam presentes e tragam os amigos”, diz o gerente operacional do Sesc Rio Grande, André Miki.

 

Pluralidade de culturas

A proposta interdisciplinar atravessa a investigação e a composição musical. O projeto conta com a participação de docentes e alunos da Escola e das licenciaturas em Artes Eletrônicas e em Música. A pluralidade cultural já começa na formação da orquestra, composta por integrantes de diferentes nacionalidades, como Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México e Venezuela. O repertório percorre desde a música popular americana até a eletroacústica contemporânea.

 Ingresso solidário

O ingresso para a apresentação da Orquestra de Instrumentos Autóctonos y Nuevas Tecnologías é solidário e pode ser adquirido em troca de 1kg de alimento não-perecível a partir do dia 18 de outubro, das 9h às 17h, na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Coordenação de Bem Viver Universitário (CBVU, localizada no Centro de Convivência do Campus Carreiros) e no Sesc. Os alimentos serão doados ao projeto Mesa Brasil, do Sesc.

 

 

Galeria

Fundindo ritmos diversos, espetáculo faz renascer instrumentos ancestrais do continente americano

Divulgação