O curso "Mediação e práticas restaurativas: formação de mediadores e facilitadores para a condução de conflitos de forma positiva" surge como uma iniciativa que pretende estabelecer - como parte da cultura institucional da FURG - a resolução de conflitos através do diálogo.
Instituto de Ciências Humanas e da Informação inicia eleição para direção
C3 terá expediente interno nesta quinta-feira, 12
Proplad realiza expediente interno nesta quarta-feira, 11
Nesse sentido, o Núcleo de Mediação e Práticas Restaurativas (Conviva) visa apresentar à comunidade universitária a possibilidade de formar integrantes mediadores que possam conduzir os conflitos de forma saudável e não adversarial dentro da instituição. As inscrições para o curso devem ser feitas através do Sistema de Inscrições, de 9 a 25 de agosto.
O curso objetiva estabelecer uma base teórica e vivencial para a apropriação das bases sociofilosóficas, nas quais se fundam os métodos autocompositivos, em especial a mediação de conflitos e as práticas restaurativas, tudo para oportunizar a integração do cursista e futuro mediador ao Núcleo Conviva FURG.
O projeto conta com uma carga horária de 70h presenciais, mais atividades avaliativas no ambiente AVA, equivalentes a 30h, totalizando 100h de formação teórico-prática. Os encontros presenciais ocorrerão às segundas e quartas-feiras, à tarde, das 13h30min às 17h, na sala de formação da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep).
Os servidores interessados em candidatar-se como cursista deverão enviar, no ato da inscrição, uma carta de intenções que fale os motivos pelos quais desejam integrar o grupo de mediadores do Conviva. A carta será um dos requisitos avaliados, além da entrevista.