Divulgada previsão climática para julho

A meteorologista Eliana Klering, do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, divulgou a previsão climática para o mês de julho.

Notícias Relacionadas

Segundo ela, normalmente neste período, no Rio Grande do Sul, os totais acumulados de chuva variam entre 63,6 e 189,4mm. Para o município de Rio Grande, a média histórica de chuva é de 143,5mm. No que se refere às temperaturas médias, estas variam entre 10,2 e 14,7°C no Estado. Em Rio Grande, as temperaturas médias ficam em torno de 12,5°C (Inmet 1981-2010).
O fenômeno El Niño permanece em atuação no Oceano Pacífico Equatorial, no entanto as anomalias positivas da temperatura da superfície do mar (TSM) vêm apresentando uma taxa de enfraquecimento menor do que no mês passado. No Oceano Atlântico Subtropical, as projeções de TSM continuam mostrando tendência de aquecimento das águas costeiras, principalmente entre o litoral norte da Argentina e o Rio Grande do Sul.
Segundo o modelo estatístico de previsão climática do CPPMet/UFPel a tendência é de que ocorra redução da chuva, com relação à média histórica, apenas na porção nordeste do Rio Grande do Sul. Nas demais regiões do Estado a previsão indica chuva próxima da média histórica. Assim, tanto em Rio Grande quanto em Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul a chuva deve ficar dentro da média. Já em Santo Antônio da Patrulha há tendência de decréscimo de precipitação com relação ao que normalmente ocorre (entre 25 e 50mm). No que ser refere às temperaturas, conforme as projeções do modelo GFSv2/NOAA, estas devem ficar levemente abaixo da média histórica (redução entre 0,5 e 2°C).