No fim da tarde da última segunda-feira, 22, estiveram reunidos em videoconferência o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos; a secretária da Saúde, Arita Bergmann; o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb; e o governador Eduardo Leite, em conjunto com os reitores de nove instituições de ensino superior do estado, entre eles Danilo Giroldo, representando a FURG. Na oportunidade, tratou-se da manutenção do apoio oferecido ao executivo estadual no enfrentamento da pandemia, especialmente no suporte às ações voltadas à vacinação em massa da população.
FURG se despede de Jorge Carlos Marques da Cunha
FURG se despede da estudante Gabriela Simões Reis
FURG se despede da estudante Denise dos Santos Mendes
Ao lado da FURG, fizeram-se presentes o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).
Apoio às medidas restritivas
Durante o encontro, o governador relatou as iniciativas do governo associadas a aquisição de vacinas. Durante sua fala, Arita divulgou mais informações a respeito do cronograma de vacinação, que a partir de agora passa a ter mais regularidade, destacando que a participação das universidades no processo será muito importante, não só no apoio à vacinação em si, mas também no que tange pesquisas relacionadas a vacina e estudos associados a aplicação da mesma.
A reunião, por parte do governo, simboliza um reforço na parceria estipulada entre as instituições e o executivo estadual, na continuação do subsídio de informações técnicas para a tomada de decisões em relação a ações ligadas ao enfrentamento da pandemia. Na ocasião, os representantes do ensino superior manifestaram seu apoio à manutenção das medidas restritivas relacionadas ao distanciamento social como uma das maneiras mais assertivas de conter o avanço do vírus e sua transmissibilidade no momento.