Nesta última terça-feira, 10, a Marinha do Brasil se despediu do Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto. Com uma carreira de mais de 50 anos, Júlio se dedicou ao desenvolvimento do poder naval brasileiro e, em especial, estreitou laços entre a Marinha e diversas instituições, uma delas a FURG, sendo considerado um amigo de longa data da Universidade.
FURG se despede do professor aposentado Vitor Paulo Lopes Leonardo
Reitora é indicada para receber a comenda da Ordem de Silva Paes no dia 19 de fevereiro
FURG se despede da professora Luciene Imes Baptista
Para o professor do Instituto de Oceanografia (IO), Gonzalo Velasco, que atuou como representante da Furg no Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), o almirante foi uma importante figura para o desenvolvimento da mentalidade marítima nacional, valorização e estímulo ao uso responsável dos recursos do mar.
“Trabalhei sob a coordenação executiva do almirante Moura-Neto na última década. No Cembra interagem marinheiros da Reserva e representantes de universidades ligadas ao mar; ali percebemos, além do líder com visão e praticidade executiva, um parceiro incansável e um colega amável, sempre atento a escutar as diversas opiniões dos especialistas. Em mais de uma ocasião, após escutarmos e discutirmos diferentes ideia e propostas, ele conseguia dar um direcionamento certeiro para solucionarmos um impasse ou decidirmos uma ação. Não é exagero dizer que ele ainda tinha muito para dar quando partiu. Será lembrado com sentimentos de respeito e amizade por todos os que compartilharam do trabalho com ele. As boas pessoas, como as boas ideias, não morrem”, destacou Gonzalo.
A reitora Suzane Gonçalves lamenta a perda do almirante. “A Universidade se solidariza com a Marinha do Brasil e com amigos, familiares e colegas, que sentem a perda de um grande líder e companheiro. O almirante foi um parceiro da ciência e das instituições de ensino e pesquisa ligadas ao mar, e demonstrou que com diálogo institucional e escuta é possível construir de forma coletiva um país mais forte, próspero e seguro”, completou.