Universidades públicas e institutos federais gaúchos divulgaram nesta segunda, 29, um manifesto em defesa da educação pública. A motivação foi o ataque sofrido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no último final de semana.
Nota de falecimento
Reitor recebeu novos servidores nesta terça-feira, 13
Nota de solidariedade às famílias das vítimas do acidente envolvendo a queda do voo Voepass 2283
Manifesto em defesa da educação pública
As universidades públicas e institutos federais gaúchos vêm a público registrar seu mais profundo repúdio às frequentes investidas de grupos obscurantistas, particularmente às universidades públicas. Nesse domingo, dia 26 de março de 2021, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a quem prestamos nossa solidariedade, foi brutalmente atacada por um desses grupos, que se valeu de um símbolo nacional, de forma dissimulada, como escudo para sua ação covarde.
São grupos articulados que negam a educação e a ciência, com o simples propósito de destruir a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
Demonstram desconhecimento do que representa uma universidade pública e dos benefícios à população de municípios que necessitam de apoio a projetos de desenvolvimento regional, profissionais qualificados, de apoio científico, tecnológico e assistencial, justamente no momento da maior crise sanitária e hospitalar de nosso país.
As tentativas de pautar e oprimir os professores, técnicos e estudantes em seus espaços de atuação transitam pelo caminho do fundamentalismo político-ideológico, que incita à intolerância e ao confronto.
As universidades e institutos federais, com seus docentes, técnicos e discentes, para além dos seus compromissos fundamentais com o ensino, a pesquisa e a extensão, estão, neste momento, voltados para o enfrentamento da pandemia. Têm exercido papel fundamental, com muita responsabilidade por grande parte das pesquisas, testes, ações educativas, produção de vacinas e campanhas de apoio à vacinação, atendimento de saúde nos seus laboratórios, hospitais universitários e em outras instalações.
Havemos de não nos intimidar e de resistir, como sempre, comprometidos com o interesse público e com a ciência, em defesa da vida, da paz, da pluralidade de ideias, da informação responsável e contra discursos de ódio, atos de preconceito e racismo.
Convidamos a comunidade gaúcha a fortalecer a luta por aquilo que lhe é mais caro: a continuidade da civilidade, da democracia e da liberdade; a defesa da ciência, do conhecimento e da formação profissional de qualidade e cidadã por um país livre e soberano.
Porto Alegre, RS, 29 de março de 2021.
Instituto Federal Farroupilha (IFFar)
Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)