Reitor da FURG participa de coletiva de imprensa sobre programa Promover

Evento promovido pela Andifes aconteceu nesta segunda-feira, 8

O reitor da FURG, Danilo Giroldo, juntamente com reitores das universidades federais de Goiás (UFG), do Maranhão (UFMA) e do Sul da Bahia (UFSB), participou da coletiva de imprensa sobre o Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover). De forma inteiramente virtual, o encontro aconteceu nesta segunda-feira, 8 de fevereiro.

Notícias Relacionadas
A coletiva promovida pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) reuniu os reitores e pró-reitores para apresentação e esclarecimentos sobre o programa piloto. O Promover é um programa que possibilita a estudantes e professores uma alternativa de mobilidade em ambiente virtual. As quatro instituições podem enviar ou receber estudantes para cursar disciplinas e/ou componentes curriculares presentes nos cursos de graduação de suas universidades.

O professor Danilo ressaltou o potencial do programa por meio da intensa integração entre as universidades participantes. “Considerando todas as características da FURG vemos a possibilidade de troca com universidades tão diferentes da nossa. Interagir é algo muito potente para a qualidade do ensino. O programa promove a formação ampliada e a possibilidade de interação entre docentes que pode resultar em soluções para problemas da sociedade, com a criação de redes interdisciplinares”, pontua. O reitor também destacou a participação da FURG com a oferta de mais de 60 disciplinas em dez cursos e mais de 500 homologados no edital da universidade.

O reitor da UFG e presidente da Andifes, Edward Madureira, falou das características do programa e da possibilidade de formação de uma grande rede de aproximação de instituições. Júlio Cesar de Castro, acadêmico de Medicina Veterinária da UFG, ressaltou o impacto positivo no histórico acadêmico e vivência profissional que o programa promoverá.

Com oferta de 340 disciplinas nas quatro universidades a edição piloto do programa Promover recebeu inscrições de 1400 estudantes.