Com pesar, a FURG comunica o falecimento do professor aposentado Flávio de Figueiredo, do antigo Departamento de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, hoje Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac). O docente estava aposentado desde 1991; ao longo de sua trajetória, atuou em funções administrativas na então Chefia do Gabinete do Reitor e na então Superintendência de Extensão, além disso, foi um dos fundadores da Rádio FURG.
FURG recebe novo servidor nesta terça-feira, 3
FURG participa da celebração dos 20 anos do Complexo Eólico de Osório
FURG se despede do professor Juraci Almeida César
Flávio foi um dos responsáveis pela ideia e concretização da fundação da Faculdade de Economia, uma das cinco faculdades que deram origem à FURG, enquanto secundarista participante dos movimentos populares pela criação dos cursos superiores em Rio Grande. Na época, formou-se com a primeira turma que a Faculdade de Economia produziu, retornando alguns anos depois como professor da Universidade, já unificada e federalizada.
Ainda segundo Péricles, Flávio foi uma pessoa que, ao longo da sua trajetória, colaborou em todas as áreas que podia, não apenas no campo da economia. Nesse sentido, teve participação importante na fundação da rádio da Furg. “Naquela ocasião, para que fosse possível a instalação e concretização da emissora, havia a necessidade da criação de uma fundação mantenedora, o que veio a ser a Furerg. Flávio estava presente na primeira reunião que definiu os rumos não só da fundação, mas das ideias que moldaram o começo da FURG FM”, adicionou o presidente do Nume, que além de também ser um dos fundadores da emissora, estava presente nesse mesmo encontro.
“Enumerar as coisas que o Flávio fez é difícil. Tudo que se precisava e se pedia ele estava disposto a colaborar. Mesmo nos últimos anos, com suas limitações de mobilidade, ainda fazia um esforço para estar presente e participando. Me lembro de duas ocasiões recentes, como na inauguração da galeria dos ex-reitores, em 2024, e na reinauguração do sinal analógico da FURG FM, em 2025, que ele participou. Todo mundo ficou na sua volta, porque realmente Flávio era uma pessoa que tinha muito para dizer e para contar. Ficaremos sem ele, mas com a sua lembrança e com as consequências do seu trabalho”, concluiu Péricles.
A Universidade se solidariza com os familiares e amigos neste momento de pesar e declara luto oficial.