O Museu Oceanográfico “Prof. Eliézer de Carvalho Rios” completa, neste ano, 70 anos de história. Para iniciar os preparativos de comemoração deste importante marco, o Gabinete da Reitoria reuniu-se com lideranças do Complexo de Museus da universidade, Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar), Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Secretaria de Comunicação (Secom), Instituto de Oceanologia (IO), Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) e Prefeitura Municipal do Rio Grande na manhã desta terça-feira, 1. Durante o encontro, os participantes traçaram as primeiras ações e planos que destacarão a história, o pioneirismo e o papel fundamental da unidade no desenvolvimento da ciência marinha no país.
FURG se despede de Jorge Carlos Marques da Cunha
FURG se despede da estudante Gabriela Simões Reis
FURG se despede da estudante Denise dos Santos Mendes
A instituição mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, maquetes, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas.
O que esperar da programação?
Com uma atmosfera nostálgica e repleta de entusiasmo, a reunião equalizou as expectativas dos participantes, ajustando os passos necessários para colocar em movimento os preparativos para a comemoração. Em razão do calendário do Governo Federal, que rege as datas comemorativas, feriados e pontos facultativos do ano corrente, a data escolhida para realizar a celebração foi o dia 6 de setembro. Na ocasião será realizada uma pequena cerimônia nas dependências do museu, com a presença de diversos professores, pesquisadores, estudantes e representantes da comunidade acadêmica e sociedade civil cujas vidas estão interligadas à instituição.
Além disso, uma série de outras atividades abertas ao público começam a ser desenhadas, incluindo ações culturais e educacionais. Em algumas semanas, a programação será divulgada, na íntegra, juntamente com um site específico para o evento de 70 anos do museu. Fique atento ao portal www.furg.br para mais detalhes.