Um acordo de cooperação acadêmica, científica, tecnológica e cultural entre a Escola de Enfermagem da (EEnf) FURG e a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina, foi assinado na tarde desta quinta-feira, 9, no prédio da reitoria.
FURG recebe duas novas servidoras em cerimônia de posse nesta terça, 14
FURG se despede de Jorge Carlos Marques da Cunha
FURG se despede da estudante Gabriela Simões Reis
O reitor em exercício, Danilo Giroldo, o decano da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Santa Fé, Guilhermo Ignácio Kerz e a professora Marisa Espinosa, da mesma instituição, firmaram o acordo que prevê, entre outras ações, o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e técnicos administrativos; promoção, colaboração e participação em eventos científicos, tecnológicos e culturais; desenvolvimento de programas que levem a dupla diplomação; orientações e co-orientação de dissertações e teses, participação em bancas examinadoras e permuta de material bibliográfico.
“O Programa de Pós-graduação de Enfermagem é um dos mais bem avaliados da Universidade, com conceito cinco da Capes, considerado de excelência. É uma unidade enxuta, mas de muito trabalho, no nível de graduação, residência, mestrado e doutorado muito bem avaliados. Temos certeza que esta cooperação será um grande sucesso”, enfatizou o reitor em exercício.
O acordo tem o prazo de cinco anos e foi motivado pelas professoras da EEnf Simoni Bordignon e Aline Neutzling Brum. O projeto apresentado para a cooperação entre as universidades tem como temática o sofrimento moral – definidos como sensação dolorosa e/ou desequilíbrio emocional em estudantes de enfermagem que, no contexto acadêmico, sabem qual atitude tomar em determinados casos, mas não o fazem por obstáculos, como: falta de experiência, autopreservação e receio de repreensões.
Também estava presente na reunião a coordenadora de Redes e Convênios da Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) da FURG, Karina Molina.