História

O Programa de Pós-Graduação em História tem por objetivos desenvolver, ampliar e aprofundar o estudo em História suas práticas e pesquisas no ensino de História e vivências de ensino-aprendizagem; promover a capacitação de pessoal no exercício de atividades relacionadas ao ensino e a pesquisa histórica; estimular a discussão inter e transdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento, buscando soluções conjuntas de problemas sociais; propiciar a inter-relação entre a graduação e a pós-graduação, possibilitando a reflexão sobre a construção do conhecimento histórico; buscar a integração com as redes de ensino fundamental e médio, estimulando a reflexão e a ação integralizadora sobre a educação em geral e o ensino de história.

CONTATO
Site do curso

E-mail:
ccpghistoria@furg.br


Telefone:
(53) 3293-5047


Coordenador de curso:
José Carlos da Silva Cardozo

 

Coordenador adjunto:
Wagner Silveira Feloniuk

Linhas de pesquisa

Prática e pesquisa no ensino de História: centra-se na análise do papel das práticas e das pesquisas no ensino de História, assim como, na formação do historiador-docente como pesquisador. Visa a promover um debate que apresenta a pesquisa como parte indissociável do ensino de História. Desta forma, estrutura-se a partir dos estudos sobre o ofício do historiador, procurando debater as práticas nas quais o historiador-docente realiza a pesquisa e o ensino de história.

Campos e linguagens da História: centra-se na pesquisa dos diferentes campos do conhecimento histórico e suas múltiplas linguagens, assim como o papel dos saberes da história regional, ambiental, afro-brasileira, indígena, cartográfica, das religiões e religiosidades e da cultura material para o ensino de História. Esta linha entende que o processo geral de produção dos saberes históricos ocorre a partir da articulação entre a historiografia e o conhecimento produzido por professores e alunos em espaços escolares e não escolares. Busca-se compreender e interpretar os caminhos de dialogicidade com as práticas e reflexões do saber/conhecimento presente entre os docentes e alunos.

História pública e lugares de memória: esta linha de pesquisa se constitui a partir da perspectiva historiográfica que está voltada para a análise, compreensão e explicação dos fenômenos que envolvem conhecimentos históricos formados em debates públicos e em dinâmicas internas de construção da memória e, portanto, de aprendizagens históricas. Nessa perspectiva, a presente linha de pesquisa propõe a consolidação e orientação de pesquisas que se voltem para a compreensão das relações entre as aprendizagens históricas e os usos do passado pela História Pública.

Área de concentração

Intitulada "História" tem como objetivo a qualificação dos profissionais de ensino de História nos níveis fundamental, médio e superior, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências para a construção de reflexões sobre o ensino de História, a cidadania, a profissionalização e a responsabilidade social, assim como, o aprimoramento de uma cognição histórica. Na mesma direção, eles deverão refletir sobre a pesquisa no ensino de História, como forma de valorização dos saberes docentes e discentes sobre ideias substantivas (como democracia, revolução etc) e/ou sobre a natureza da História (como explicação, evidência, significância, temporalidade, consciência histórica). Isso com vistas a dar continuidade à formação do historiador-docente, assim como, desenvolver pesquisas voltadas à análise do ensino de História como aparelho cultural, social e político, capaz de interferir na formação da memória e das identidades coletivas. Propõem-se aqui a ampliação e a atualização de conhecimentos em História, a aquisição de novos saberes e o contato com metodologias nas áreas do ensino de história, a transposição de saberes da disciplina de História para contextos escolares, assim como, a análise reflexiva e crítica de situações e vivências de ensino-aprendizagem dos conhecimentos históricos. Essa área é sustentada pelas pesquisas realizadas pelos docentes que compõe o Mestrado e Doutorado em História - Modalidade Profissional, os quais são responsáveis pela criação de grupos de pesquisa e laboratórios, com vistas a atender as demandas da profissionalização do historiador-docente.

Informações básicas

Campus: Carreiros
Conceito Capes: 4
Área de concentração: História