CAID

Rodas de conversa sobre assédio são realizadas no campus Santa Vitória do Palmar

Houve orientações sobre ações de prevenção, acolhimento e denúncia

No último dia 5 de setembro, foram realizados dois encontros para dialogar sobre assédio com servidores e alunos do campus da FURG em Santa Vitória do Palmar. O objetivo destas ações é introduzir o tema aos acadêmicos e servidores, mostrando suas concepções teóricas e jurídicas, em especial no ambiente da universidade, como também orientar sobre ações de prevenção, acolhimento e denúncia.

Notícias Relacionadas

As ações foram realizadas pela Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid), que desenvolve essas atividades desde 2022, para todos os campi, unidades e setores da universidade; e é a concretização de um compromisso da gestão com a pluralidade e a diversidade, contra a violência e intolerância. A Coordenação se organiza em comissões temáticas com o intuito de pensar assuntos e questões referentes a ações afirmativas, inclusão e diversidades dentro do ambiente acadêmico, através de programas, ações e políticas. A partir de 2023, as formações sobre assédio, especialmente o sexual, se tornaram obrigatórias por força da Lei nº 14.540, de 3 de abril de 2023.

De acordo com a professora Simone Grohs Freire, palestrante dos encontros e docente da FURG, “a discussão acerca do assédio e de outros temas que digam respeito aos direitos humanos e dignidade da pessoa humana ganha importância na construção de uma universidade diversa e plural que atua preventivamente e no enfrentamento das violências, uma vez que nomina tais discriminações e estabelece um endereçamento destas questões.”

Os resultados dos encontros já são percebidos desde 2022, “para além da apropriação sobre o tema, também uma maior procura por orientação e acolhimento nos espaços institucionais para tal fim. A discussão que vem sendo construída reverbera em toda a universidade, resultando, entre outros aspectos, na construção de uma Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, Discriminação e outras formas de Violência, a qual deve ser submetida ao Conselho Universitário ainda este ano”, destaca a professora.

As formações para a comunidade acadêmica são desenvolvidas pela Caid e também pela Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep). A integração entre docentes, discentes e servidores da universidade é fundamental no processo de compreensão das desigualdades para promover uma mudança cultural.