INTERNACIONAL

Reitor e vice-reitor da FURG participam de reunião no consulado uruguaio no Chuí

Na pauta, foram debatidas novas possibilidades de cooperação para o desenvolvimento da região fronteiriça

Foto: Otávio Chagas/Secom

Na ocasião da vinda a Santa Vitória do Palmar para a assinatura do acordo de cooperação com a prefeitura municipal, o reitor e o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo e Renato Dias, aproveitaram a agenda para reunirem-se com o cônsul Daniel Rótulo no consulado uruguaio no Chuí na tarde de 9 de setembro. Na pauta, foram analisadas as oportunidades de ampliação e consolidação de convênios já existentes entre a universidade e a organização internacional. 

Notícias Relacionadas
Na avaliação do reitor, o encontro com o consulado uruguaio foi bastante profícuo, considerando as possibilidades que se abrem para a FURG a partir da cooperação com o Uruguai naquela faixa territorial, em destaque, com o recente convite para integrar os comitês de fronteira. “É muito importante que conheçamos esses espaços e oportunidades e que nos posicionemos para termos uma integração mais profunda e, também, para contribuirmos, de certa forma, com o endereçamento de questões relacionadas à fronteira, como as do meio ambiente, saúde, entre outras”.

Para o diretor do campus Santa Vitória do Palmar, Fernando Comiran, a agenda da reitoria junto ao consulado materializa o fortalecimento das possibilidades de atuação e de parceria entre a universidade, o campus e o consulado uruguaio, que vêm sendo construídos desde março deste ano. Cabe recuperar que a relação com o consulado do país vizinho já resultou em ações concretas, a exemplo da participação da FURG na comissão binacional de turismo e cultura, com projetos iniciados para desenvolvimento na área, bem como a abertura de vagas de estágios discentes e criação de projetos de extensão dentro da organização uruguaia.

Ainda segundo Comiran, a expectativa, a partir do estímulo para que a FURG participe em 7 de novembro do comitê de fronteira – discutindo políticas públicas para o desenvolvimento do território e da espacialidade fronteiriça – é de que esses laços de cooperação se estreitem ainda mais. “A FURG, no momento em que traz um campus para Santa Vitória do Palmar, lá em 2010, assume uma vocação de fronteira. Acreditamos que seja estratégico para a universidade a aproximação e a constituição de políticas voltadas para o desenvolvimento regional, fazendo do nosso campus um espaço articulador muito importante”.

O cônsul Daniel Rótulo, acompanhado da oficial de chancelaria, Paula Silveira, considerou a reunião com a comitiva da FURG um importante passo na consolidação de convênios entre os dois países. Em sua análise, o ritmo das tratativas está bastante avançado. “Nossa relação com a FURG está avançando muito. Eu acho que essa reunião foi importantíssima, tentando criar uma agenda de trabalho conjunto entre Uruguai e Brasil, que o consulado só ajuda para que as partes, a FURG com a Universidade do Uruguai, possam participar dos próximos comitês de fronteira – uma agenda importante na área de ensino de educação terciária”.

Em mais uma ação que expande e solidifica a parceria entre o consulado e a universidade, nos dias 22, 23 e 24 de setembro acontecem diversas atividades que integram a 1ª Marcha Binacional de la Diversidad, organizada, conjuntamente, pelo consulado do Uruguai no Chuí, FURG-SVP e as prefeituras municipais de Chuy, Chuí e Santa Vitória do Palmar. A cobertura desses três dias de evento poderá ser acompanhada no portal de notícias da FURG.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

Galeria

FURG e Consulado do Uruguai no Chuí estudam propostas de desenvolvimento da região fronteiriça

Otávio Chagas/Secom