Estudantes do terceiro ano do ensino médio de duas escolas vitorienses visitaram o campus da FURG-SVP na manhã de quinta-feira, 5. A iniciativa fez parte do projeto RI nas Escolas, que, desde 2019, realiza ações de divulgação do curso de Relações Internacionais junto à rede básica de ensino.
Estudantes de Relações Internacionais da FURG são selecionados para representar a Universidade em evento sul-americano de pesquisa
Alunos da FURG organizam a 3ª Conferência Municipal de Turismo no Balneário da Barra do Chuí
Projeto de Educação Patrimonial realiza city tour com alunos das escolas municipais em Santa Vitória do Palmar
No auditório do Laboratório de Pesquisa em Turismo (Latur), os secundaristas foram apresentados aos cinco cursos ofertados pela FURG na cidade e tiveram acesso a informações sobre mercado de trabalho, formas de ingresso, auxílios e serviços prestados pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Já ao final da manhã, foram recepcionados em um espaço com alimentação, montado para a divulgação dos coletivos e projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no campus.
Thainá Fernandez e Rayfer dos Santos, estudantes da Escola Manoel Vicente do Amaral, aprovaram a atividade, destacando que o momento foi oportuno para tirar dúvidas sobre as graduações que pretendem cursar no próximo ano. Além disso, para a jovem Thainá, a experiência aproximou a realidade acadêmica de seu projeto de vida futuro: “Eu gostei porque eu nunca tinha vindo ao campus, mesmo morando aqui. Então, meio que desmistificou essa ideia de que não existe acesso ao ensino superior em cidades pequenas e do interior. Eu gostei das apresentações dos cursos e do tratamento das pessoas daqui”.
Para o professor do Colégio São Carlos, Marcelo Corrêa, a visita à FURG foi bastante produtiva aos estudantes de sua escola: “Foi uma dinâmica extremamente enriquecedora, trazendo aos nossos alunos novas perspectivas. Mostrou como a universidade funciona e que ela está aberta para recebe-los. Isso cria novos horizontes para nossos estudantes”, observa o educador.
Na avaliação do coordenador do projeto, Wagner Feloniuk, a atividade resultou em uma “experiência muito positiva”, sobretudo, pelo empenho discente na organização do evento. “Os alunos de todos os cursos participaram. Foi muito satisfatório e foi algo, novamente, bastante autônomo da parte deles”. Ainda segundo o docente, essa integração entre cursos é muito importante para o desenvolvimento do campus, merecendo ser parabenizados todos os envolvidos na ação.