Desde o início do ano, a FURG esteve envolvida no recredenciamento institucional realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O processo, que consiste na análise criteriosa de documentos e visitas às instalações da universidade, é uma das avaliações mais importantes para o funcionamento regular das instituições de ensino superior brasileiras. Os cursos de Hotelaria e Tecnologia em Eventos do Campus Santa Vitória do Palmar passaram por essa qualificação recentemente e obtiveram nota máxima (conceito cinco). O mesmo resultado de excelência foi alcançado pela universidade como um todo, conforme relatório do INEP divulgado ontem, 02 de maio.
Arraial da Alegria oportuniza uma tarde de brincadeiras e aprendizado para crianças de Santa Vitória do Palmar
Arraial da Alegria oportuniza uma tarde de brincadeiras e aprendizado para crianças de Santa Vitória do Palmar
Escolhida representação discente para Comissão de Acompanhamento da Evasão e Retenção
O resultado dessas avaliações foi celebrado pela comunidade acadêmica local. Segundo a coordenadora de Hotelaria, Clediane Santos, a nota máxima obtida no curso traduz o esforço e comprometimento coletivos empreendidos nos últimos anos em favor de uma educação qualificada e transformadora. “Essa nota motiva estudantes e professores para continuarem acreditando que se pode ir além. Fomos o primeiro curso com conceito cinco no Campus Santa Vitória do Palmar, fato que ficará registrado em nossas memórias”.
Para a coordenadora de Tecnologia em Eventos, Ali Machado, a nota cinco do curso reflete não apenas o empenho e a superação dos desafios no exercício do trabalho, como também simboliza um processo de reflexividade que busca o aprimoramento constante de todas as práticas que constituem um curso de ensino superior. “O nosso comprometimento enquanto FURG, na consolidação de uma universidade multicampi, implica na continuidade dessa reflexão e no trabalho coletivo para manter e concretizar as práticas de ensino, pesquisa e extensão, agora, sob a láurea de um conceito que representa excelência das práticas universitárias”.
Ainda de acordo com a docente, esse reconhecimento institucional representa o compromisso da universidade com a formação acadêmica dos alunos e o desenvolvimento de seu entorno. “Eu sustento que estes são alguns dos propósitos centrais do nosso trabalho: garantir àqueles que buscam pela formação superior o acesso e condições para a realização de um projeto de vida que, se por um lado, é pessoal, implicando na construção e aquisição de saberes teórico-metodológicos e competências técnicas, por outro, é social, coletivo e colaborativo, impactando na construção de vias para a consolidação de um projeto mais democrático de sociedade”.
Nas avaliações de reconhecimento de curso anteriores, ocorridas em 2018, as graduações de Hotelaria e Tecnologia em Eventos obtiveram, respectivamente, os conceitos quatro e três junto ao MEC. As atuais notas máximas alcançadas são válidas para os próximos três anos.