O “arrasta-pé tava pra lá de bão” no Arraial da FURG, ocorrido na tarde de sábado, 15 de julho, no Campus Santa Vitória do Palmar. Concebido como uma atividade didática e avaliativa de disciplinas do curso de Tecnologia em Eventos, o festejo proporcionou momentos de lazer e entretenimento para a toda a comunidade acadêmica.
Alunos da FURG organizam a 3ª Conferência Municipal de Turismo no Balneário da Barra do Chuí
Projeto de Educação Patrimonial realiza city tour com alunos das escolas municipais em Santa Vitória do Palmar
Arraial da Alegria oportuniza uma tarde de brincadeiras e aprendizado para crianças de Santa Vitória do Palmar
Comidas típicas também não faltaram na festividade. O cardápio de guloseimas incluiu maçã do amor, arroz doce, pipoca, paçoquinhas e variados tipos de bolo. Representantes do diretório acadêmico do curso de Eventos montaram uma tenda para a venda de doces e salgados. O público também pôde degustar diferentes tipos de quentão sem álcool – experimentações da disciplina de Coquetelaria. Para mais, foi cedido um espaço para comercialização de brigadeiros ao projeto Pata Amiga, que presta assistência aos cães abandonados no campus.
De acordo com a professora do curso de Eventos e diretora em exercício do campus, Darciele Menezes, o Arraial da FURG foi um projeto desafiador e, ao mesmo tempo, exitoso por mobilizar discentes de diferentes turmas e contar com ampla participação da comunidade universitária. “Observamos um processo de crescimento de nossos alunos, que trabalharam coletivamente, propondo novas possibilidades de integração social no espaço universitário. O sentimento que fica é o de dever cumprido, pois foi um dia em que os estudantes fizeram a diferença. Eles idealizaram e conseguiram colocar em prática o que aprendem em sala de aula. Vimos o campus cheio, colorido, com técnicos e alunos de todos os cursos. Para nós, reunir essa comunidade é primordial. É o que nos faz estar cada vez mais motivados”, destaca a docente.
Para a graduanda Magno Corrêa, que ingressou no curso de Eventos da FURG esse ano, atuar na organização de uma festa tão significativa para a cultura popular brasileira foi uma experiência recompensadora. Com uma trajetória já consolidada como carnavalesca do município, a discente relata a satisfação em poder compartilhar diferentes saberes com colegas e professores: “Foi um trabalho muito gratificante esse que a gente fez. Ficamos dois meses envolvidos nesse projeto em que foi preciso caminhar junto com a função acadêmica e demais responsabilidades que temos fora da universidade. Então, a gente encarava a madrugada, nos reuníamos em grupo para fazer acontecer. Eu consegui passar um pouco para os colegas do que sei e aprendi com eles também. Foi uma festa excelente”, reflete a estudante.