Educação

FURG promove 11ª Feira Municipal do Conhecimento em São Lourenço do Sul no dia 26 de novembro

Ação busca aproximar ciência e cotidiano escolar, fortalecendo a valorização dos saberes tradicionais

O dia 26 de novembro será marcado pela 11ª Feira Municipal do Conhecimento de São Lourenço do Sul: Caminhos para um Futuro Ancestral, que ocorrerá na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), das 8h30 às 17h30.

Notícias Relacionadas
Os recursos para a realização do evento são do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), como parte do Programa Pop Ciência pela chamada CNPq/FNDCT/MCTI/MEC/CAPES Nº 37/2024 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas.

A iniciativa foi mobilizada por um coletivo de professores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por meio do Campus São Lourenço do Sul, que colaboraram na elaboração da proposta submetida ao CNPq.

O propósito é promover a investigação científica na Educação Básica do município, estimulando a articulação entre ciência e saberes tradicionais na construção de um futuro com justiça socioambiental, fundamentado na agroecologia enquanto prática ancestral e ciência transdisciplinar.

O evento conta com apoio do Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Escola em Tempo Integral, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além da parceria da Associação do Movimento Negro Kizumbi, do Ponto de Cultura e Memória Quilombo Maria Lina, do Kilombo Literário e da Comissão de Assuntos Afro-brasileiros da FURG.

Formação científica e valorização dos saberes tradicionais

A feira busca aproximar a ciência do cotidiano escolar, incentivando estudantes e professores a explorarem os vínculos entre o conhecimento científico e as práticas culturais e ambientais locais. 

A proposta valoriza, especialmente, as populações negra e indígena de São Lourenço do Sul, promovendo a visibilidade da história e da cultura pluriétnica que constitui o território.

O público-alvo abrange estudantes da Educação Básica do município, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Ensino Médio, cursos técnicos profissionalizantes e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Quanto à participação das escolas, 90% das vagas são destinadas às instituições públicas municipais e estaduais, e 10% às escolas privadas. Além disso, o evento incentiva a participação de estudantes com deficiência e meninas na iniciação científica.

Inscrições gratuitas

As inscrições de projetos estarão abertas até o dia 18 de novembro e deverão ser realizadas por um dos professores orientadores responsáveis pelos trabalhos de pesquisa. O processo é totalmente gratuito e ocorrerá por meio do Sistema de Inscrições da FURG (SINSC), disponível aqui.